Reflexões e manifestações artísticas abrem Semana da Consciência Negra em Itabira

Evento aconteceu na praça Dr. Acrísio Alvarenga, na terça-feira (16), e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage. A Semana da Consciência Negra segue com programação...

161

Evento aconteceu na praça Dr. Acrísio Alvarenga, na terça-feira (16), e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage. A Semana da Consciência Negra segue com programação diversa até o próximo sábado (20)

A abertura da Semana da Consciência Negra foi realizada na tarde desta terça-feira (16), na praça Doutor Acrísio de Alvarenga. O evento foi marcado pelo aulão “Afrocentricidade e Antirracismo”, ministrado pelos membros da Comunidade Negra Urbana da Cidade de Itabira – Quilombo NTU, professor João Lucas e Julie Oliveira e pela apresentação artística musical do grupo folclórico itabirano Tumbaitá. O evento atraiu um bom número de pessoas.

“É uma honra muito grande abrir a Semana da Consciência Negra em Itabira com um espetáculo como este que faz parte dos corpos estáveis e artísticos da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Precisamos valorizar e investir nesses grupos que fazem parte da cultura e essência da nossa cidade”, disse o prefeito Marco Antônio Lage ao iniciar oficialmente a Semana da Consciência Negra.

O prefeito de Itabira ressaltou a necessidade de se discutir sobre o tema. “Sempre lutamos pela conscientização da nossa cultura e contra o racismo. A consciência negra não pode ser apenas sobre homenagens àqueles que lutaram ao longo da nossa história, mas sim uma luta diária. E isso nosso país continua sendo muito difícil, porque sabemos que ainda estamos imersos no racismo estrutural. Essa luta é muito importante porque a maior vergonha do nosso Brasil colonial é o escravagismo e o preconceito racial”.

Ainda na terça-feira (16), houve intervenções com o artista Ronald Martins da Mata nas escolas do município, oficinas e exibição do documentário “Entre causos e estórias” (praça Acrísio Alvarenga). Com o tema “A consciência é compartilhada, ensinada e tecida por várias mãos todos os dias”, a Semana da Consciência Negra em Itabira terá programação diversificada até o próximo sábado (20). Os eventos acontecerão em escolas, praças e ruas, com o objetivo de criar espaços de reflexões sobre o combate ao racismo e outras abordagens.

A Semana da Consciência Negra é realizada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SMG)/ Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O ato cumpre as diretrizes da Lei Municipal nº 4.756/2014.

Confira a programação:

Quarta-feira (17/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

9h às 16h – Oficinas

19h – “Os sons do Rosário – Um diálogo, uma reflexão a partir de uma caminhada por dentro da tradição”, com Aldo Bibiano.

Local: Fazenda do Pontal

Quinta-feira (18/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

9h às 16h – Oficinas

19h – Show com Nêgo Massa

21h – Show com Meninos de Minas

Local: Paredão da rua Tiradentes

Sexta-feira (19/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

9h às 16h – Oficinas

20h – Show com Raiene Silva

21h30 – Ellen Oleira

Local: Paredão da rua Tiradentes

Sábado (20/11) – Dia de Quilombo no na Feira Livre

11h – Apresentação das bandas de Marujos de Itabira

12h – Mostra Gastronômica e Artesanal: Saberes do Quilombo

15h – Roda de Samba, estilo Quizomba

13h às 17h – Exibição do documentário “Entre causos e estórias”

17h – Encerramento

Em tempo

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o país, foi instituído em 2003 e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.