Aulas presenciais na rede municipal voltam após o feriado de finados

A partir do dia 3 de novembro, os pais de alunos da rede municipal poderão optar pelas aulas presenciais ou ensino remoto A partir da próxima quarta-feira, 03...

152

A partir do dia 3 de novembro, os pais de alunos da rede municipal poderão optar pelas aulas presenciais ou ensino remoto

A partir da próxima quarta-feira, 03 de novembro, os discentes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) regressarão às escolas, respeitando a estrutura de cada uma delas para manter um número máximo permitido de alunos e seguindo uma escala semanal de revezamento. No dia 16 de novembro será o retorno do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Os grupos de estudantes que não estiverem em ensino presencial, não serão prejudicados, uma vez que terão acesso à relação de atividades do período, bem como acontecerá com os alunos cujos responsáveis não optarem pelo retorno presencial.

         Tendo como base o protocolo de biossegurança elaborado pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS), o retorno às atividades presenciais seguirá um plano de ação, de forma a atender com segurança o retorno dos alunos e profissionais da educação, mantendo todas as normas estabelecidas pelo Plano Minas Consciente. Os estudantes serão recebidos por profissionais preparados, terão à disposição álcool 70% para higienização das mãos e haverá diariamente aferição de temperatura, não sendo possível ingressar ao ambiente escolar no caso de qualquer  sintoma gripal, febril ou alégico. O uso de máscaras será obrigatório, tanto para corpo docente quanto aos discentes. Todo suporte sobre o novo padrão de comportamento dentro da escola será criteriosamente repassado aos estudantes pelos professores.

A colaboração da família será extremamente importante. Os responsáveis deverão assinar um documento concordando com o retorno de seu(s) filho(s) e com os novos protocolos adotados. Deverão seguir os horários de entrada e saída conforme os grupos definidos, sem atrasos, para evitar aglomeração na entrada da escola. A família deverá manter os dados pessoais atualizados nas secretarias, principalmente os telefones de contato, para facilitar qualquer comunicação que se faça necessária.

Para as aulas presenciais, a Prefeitura retornará também com o transporte estudantil aos alunos regularmente matriculados e cadastrados, tanto para o passe integral quanto o meio passe, segundo previamente estabelecidos. O transporte escolar rural voltará a ser ofertado em todas as localidades atendidas pela rede municipal e estadual de ensino, assim como o transporte universitário rural, nos moldes dos anos anteriores à pandemia, adequando às necessidades de cada localidade.

Esse avanço é resultado da estabilidade nos indicadores epidemiológicos no município, e da possível flexibilização que vem acontecendo gradativamente.