Arte e gastronomia no Flitabira

O Flitabira – Festival Literário de Itabira –  que acontece em formato híbrido – com atividades presenciais e on line – de 27 a 31 de outubro, quarta a...

186

O Flitabira – Festival Literário de Itabira –  que acontece em formato híbrido – com atividades presenciais e on line – de 27 a 31 de outubro, quarta a domingo, traz em sua programação, além dos lançamentos, encontros e debates literários, atrações culturais como recitais de poesia, teatro, música e espaço de gastronomia. 

Na parte artística, para abertura do evento está previsto um cortejo liderado pelos tambores da Guarda de Marujos ou Marinheiros, com a apresentação Marujadas (Congado), na quarta, 27 de outubro, a partir das 17h; Sinfonia de Sinos, às 20h, quando o mestre sineiro Nilson José dos Santos executa concerto no Sino Elias, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, sino que Carlos Drummond de Andrade escutou durante a infância em Itabira; Recital com Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay), às 20h50; apresentação do Grupo de Dança Primeiro Ato, com o espetáculo “Sem Lugar”, inspirado na obra de Drummond, às 21h. Todos os detalhes da abertura estão na aba de programação do site www.flitabira.com.br, incluindo as conversas literárias.

Durante os dias do evento, no Flitabira se apresentam os Drummonzinhos – grupo de crianças e adolescentes que recitam, de forma teatral, poemas de Drummond. Entre as diversas atrações estão os artistas e grupos Luis Felipe, Ana Coutinho, Rivotrio, Pipoquinhas, Tumbaitá, Yago Rios, Sergio Dias, Coral FCCDA, Caminhos Drummondianos, Cia. Itabira de Teatro, Romário Araújo, Orquestra FCCDA, Nandy Xavier e Maíra Baldaia. Datas e horários estão disponíveis no site.

Local para se alimentar e dar uma pausa é o Espaço Gastronômico do Flitabira, criado para reunir alguns empreendimentos que vão apresentar a culinária de Itabira. Estão confirmados para integrar o ambiente: Aradíssimo; + Life; Nirvana Burguer; Chef Mauro Henrico; Pastel Luiza; Porão Distribuidora; Pizza Speciali; Cachaça Mineiriana; Minas State Coffe; Sorveteria Pinguim; Babaloo Pipocas; Cervejaria Ayres; Wine Truck .

Também integra o escopo de atrações do Flitabira o projeto “Cidade Poética”, programação da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).  Dias 25, 26 e 27 de outubro, acontecem apresentações do Auita (slammer e poeta) nas ruas e Centro de Itabira. De 22 a 28 de outubro, tem itinerância da Kombi Poética, em bairros e botecos do município.  A partir do dia 22 de outubro, o público confere a Decoração Cidade Poética, na Praça Acrízio (ao lado da Prefeitura Municipal de Itabira). Dias 25, 26, 30 e 31 de outubro têm apresentação do Entrevias Poéticas”, com o Grupo Viravoltear.  De 26 a 31 de outubro, acontece a itinerância da Jardineira Poética, pelos bairros de Itabira. E dias 29 e 31 de outubro, são as apresentação da Cia Itabirana de Teatro. Mais informações no   @fccda – perfil oficial da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, da Secretaria Municipal de Educação de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira – Protocolo Covid para acesso às atividades presenciais 

O Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira – segue os protocolos sanitários que garantem a segurança dos colaboradores e do público em geral frente à Covid-19. A capacidade do púbico será controlada para manter o distanciamento.  Só será permitido o acesso ao evento com o uso de máscara cobrindo nariz e boca, aferição de temperatura corporal e apresentação de comprovante de vacinação físico ou digital (recebido no ato da vacinação) contendo, pelo menos, a 1ª dose da vacinação contra o coronavírus e um documento com foto. Crianças ainda não vacinadas terão acesso ao evento e devem seguir todas as recomendações de acesso. 

Para a segurança de todos, o Flitabira solicita que qualquer pessoa que estiver com algum sintoma de gripe ou coriza não compareça ao evento de forma presencial e assista as atividades disponibilizadas no formato virtual, por meio do canal no youtube.com/flitabira.

Serviço:

Festival Internacional Literário de Itabira – Flitabira

De 27 a 31 de outubro de 2021 – quarta a domingo

Híbrido – Largo do Batistão – Casa de Drummond – Centro Itabira e pelo Youtube Flitabira

*Obrigatório apresentar comprovante de vacina Covid-19 para acesso das atividades presenciais do Flitabira.  

Informações: flitabira.com.br Redes sociais @flitabira