Com apoio da Prefeitura, Copa Luiz Miranda marca retorno do futebol amador em Itabira

Evento teve início neste domingo (24), no Estádio Israel Pinheiro O prefeito de Itabira Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda,...

317

Evento teve início neste domingo (24), no Estádio Israel Pinheiro

O prefeito de Itabira Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, participaram na manhã deste domingo (24) da abertura oficial da Copa de Futebol Amador Luiz Miranda. Organizada pela Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), com o apoio da Prefeitura de Itabira, a cerimônia aconteceu no estádio Israel Pinheiro e também contou com a presença do presidente da Lifa, Ricardo de Freitas; do presidente do Valério, João Mário de Brito; do deputado estadual Bernardo Mucida; dos vereadores Weverton Andrade e Juber Madeira, jogadores e técnicos dos times Ivipa e Santa Maria, além de torcedores.

O evento marca a volta dos jogos do futebol amador em Itabira. De acordo com Natália Lacerda, faz mais de três anos que a categoria não recebia incentivo do poder público. As negociações para a retomada do esporte em Itabira começaram em janeiro deste ano, quando a secretária assumiu a pasta de Esportes, Lazer e Juventude, até então desativada nos últimos anos.

“Este evento é muito simbólico. Mesmo neste formato mais curto. Quando nos reunimos pela primeira vez com a Lifa, não tínhamos perspectiva, pois não sabíamos como a pandemia evoluiria. Então, conseguir chegar neste final de ano e entregar à comunidade a retomada do futebol amador depois de mais de três anos parado – e não só por causa da pandemia, mas também por falta de incentivo passado – tem um significado muito importante para todos nós”, comentou a secretária.

Natália Lacerda disse ainda que o Município já está trabalhando para que no próximo ano o Campeonato Amador tenha duração de oito meses e que o esporte seja fomentado durante todo a temporada. “É um trabalho um pouco mais elaborado. Pretendemos também ativar o projeto ‘Cada campo uma escolinha’, com o objetivo de fazer a retroalimentação dessas gerações futuras para manter o futebol amador culturalmente na cidade”, explicou a secretária municipal.

Após a cerimônia, Marco Antônio Lage, Natália Lacerda e Ricardo Freitas deram o pontapé inicial da partida entre Ivipa e Santa Maria. O prefeito ainda lembrou seus tempos de jogador no São Cristóvão e fez um gol em uma cobrança de pênalti.

“Este é um aquecimento para que, a partir do ano que vem, tenhamos um futebol amador mais organizado, com 28 clubes e mais de 800 atletas envolvidos. Além do benefício para os atletas e os envolvidos no universo do futebol, a retomada do esporte aquece a economia informal e proporciona lazer para a comunidade que tem o futebol amador como entretenimento aos domingos. Nosso projeto é que cada time amador tenha sua escolinha de base para que envolva crianças e adolescentes. Com isso vamos fazer com que o esporte seja um grande instrumento de educação, cidadania e inclusão social em nossa cidade”, disse o prefeito.

A Copa Luiz Miranda seguiu durante a manhã de domingo com três partidas. Além do confronto inaugural, entre Ivipa e Santa Maria, também se enfrentaram Bela Vista e São Lourenço, no Israel Pinheiro. No campo do Vila Nova houve a partida entre o Vila Nova e Santa Ruth. Já no do Grêmio, os donos da casa encararam o União.

Em tempo

A Copa de Futebol Amador Luiz Miranda, é uma realização da Lifa e conta com o apoio da Prefeitura de Itabira. Criado para ser um “esquenta” para o Campeonato de Futebol Amador de 2022, o evento abrange dez clubes – dos 28 existentes – com jogos nos campos do VEC, Grêmio e Vila Nova. A Copa é dividida em três fases:

Fase Classificatória: os dez times foram divididos por sorteio, em duas chaves com cinco equipes em cada. Chave A: União, Grêmio, Ivipa, Campestre e Santa Maria. Chave B: Santa Vila Nova, Bela Vista, River e São Lourenço. Jogarão dentro das chaves em turno único, ficando classificadas as duas mais bem colocadas de cada chave, respeitando os critérios de desempate, se necessário.

Fase Semifinal: o time classificado em primeiro lugar na Chave A enfrentará o segundo lugar da Chave B. Do mesmo modo, a equipe primeira colocada de B enfrentará a segunda de A, ficando classificados as duas vencedoras. Em caso de empate, as disputa vai para os pênaltis.

Fase Final: os dois times vencedores da fase semifinal jogarão a final. Em caso de empate no tempo normal, disputa por pênaltis.