Prefeitura de Itabira apresenta case de sucesso no enfrentamento à Covid-19

A abertura do evento aconteceu no teatro do Centro Cultural, nesta sexta-feira (22), e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage e representantes da Vale e...

29

A abertura do evento aconteceu no teatro do Centro Cultural, nesta sexta-feira (22), e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage e representantes da Vale e dos hospitais Israelita Albert Einstein, Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Nossa Senhora das Dores (HNSD)

A Prefeitura de Itabira, em parceria com a Vale, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), promove nesta sexta-feira (22) e sábado (23) um seminário com a apresentação sobre o case de sucesso no enfrentamento à Covid-19 no município. A programação conta com palestras e discussões sobre todo o trabalho desenvolvido em Itabira para combater a doença, inclusive de reestruturação de alguns serviços de saúde. O encontro marca ainda o encerramento das atividades da Unidade Móvel de Saúde do projeto “#Unindo Forças”.

A abertura do evento aconteceu nesta tarde, no teatro do Centro Cultural, e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, do vice-prefeito Marco Antônio Gomes, representantes das entidades parceiras, prefeitos e secretários de Saúde de cidades vizinhas, vereadores, secretários municipais e equipes de saúde.

Esse seminário nos faz refletir sobre o que aprendemos com tudo isso, qual os próximos passos que precisamos dar, o que essa pandemia nos deixa de lição e o que temos que fazer daqui para a frente. Como nos preparar melhor para enfrentar situações como essa? Isso é o mais importante nesse momento, até mesmo porque a pandemia não acabou. A vacina está se mostrando eficaz, mas temos que nos manter alertas e preparados. Temos que pensar e debater muito sobre esse assunto. Por isso esse encontro é muito oportuno e temos que fazer isso mais vezes. Agradeço muito a todos os profissionais da saúde e os parceiros que nos apoiaram nessa luta contra a Covid-19”, disse Marco Antônio Lage.

Com o tema “2ª Onda Covid – Gestão de Crise”, houve palestras com a secretária municipal de Saúde, Luciana Carmem Sampaio, e com o representante do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Fábio Racy. Também participaram das palestras, por videoconferência, o diretor do Instituto de Responsabilidade Social do HIAE, Guilherme Schettino, e o gerente de operações do plano de saúde Pasa, Alexandre Albuquerque.

Estamos mostrando as boas práticas da gestão municipal perante o enfrentamento da pandemia. Estamos aqui para compartilhar informações e fazer um retrospecto de como começou a pandemia, as questões que foram tratadas e as ações tomadas a partir deste ano diante do colapso assistencial que enfrentamos aqui em Itabira, especialmente no mês de março. Vamos mostrar também como saímos dessa situação, com ferramentas e ações de gestão. Hoje já estamos há seis semanas na onda verde do protocolo Minas Consciente. Assim, consideramos tudo isso um case de sucesso e queremos compartilhar com a microrregião assistencial de Itabira o trabalho que foi feito”, explicou Luciana Sampaio.

A secretária municipal de Saúde também ressaltou a parceria do Município com as instituições envolvidas. “A parceria entre a Vale, a Mercedes-Bens e o Hospital Albert Einstein, foi fundamental para nós. Em um primeiro momento de colapso assistencial, por exemplo, a Vale implantou 11 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) aqui na cidade e entregou para o SUS regular. E agora a parceria com a Unidade Móvel de Saúde, que tratou todos os pacientes sintomáticos respiratórios, atendemos a microrregião de Itabira e as microrregiões vizinhas também, como João Monlevade e Guanhães”.

Em seu discurso, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes ressaltou o trabalho dos profissionais da saúde em Itabira. “Trazer o conhecimento de tudo aquilo que passamos e as medidas a serem tomadas daqui pra sempre são muito importantes. A programação do seminário está dinâmica e objetiva. Parabenizo a Secretaria de Saúde e a toda a equipe que trabalhou incessantemente para esse resultado”.

Entenda

Itabira está enfrentando a pandemia de Covid-19 com responsabilidade e compromisso, seguindo os protocolos desenvolvidos pelo Governo de Minas Gerais (Plano Minas Consciente) e pelo Governo Federal, além das ações elaboradas pela SMS. O último boletim epidemiológico, divulgado na quinta-feira (21) pela pasta, mostra que atualmente há três pacientes hospitalizados no município – dois em unidade de terapia intensiva (UTI) e um em enfermaria – e 336 pessoas monitoradas em suas residências. Esse é o resultado dos esforços da SMS em vacinar grande parte da população. Até o momento, foram aplicadas mais de 130 mil doses de vacinas e testes.

A queda no número de internações e de infectados, e o expressivo número de pacientes recuperados (são 22.370 pessoas), deve-se muito também à instalação da carreta-tomógrafo, na área central (onde funcionava a sede do Corpo de Bombeiros), em julho deste ano. Resultado da parceria inédita entre a Prefeitura, Vale, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e Mercedes-Benz do Brasil, a Unidade Móvel de Saúde do projeto “#Unindo Forças” foi responsável por atender, gratuitamente, até 30 pacientes por dia, com serviços de tomografia computadorizada, gasometria arterial, três consultórios de teleatendimento médico e coleta de material para teste rápido de diagnóstico da Covid-19.

Itabira foi a primeira cidade no país a receber esse serviço. O Instituto Albert Einstein disponibilizou uma equipe composta por dez profissionais, entre médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos, por 90 dias.

Veja a programação deste sábado (23):

8h – Reestruturação da porta de entrada de urgência e emergência no enfrentamento à Covid-19. Palestrante: Tiago Maia Tarbes (Pronto Socorro Municipal de Itabira)

8h25 – Adequação de logística e operacionalização do Samu no enfrentamento à Covid-19. Palestrante: Júlio Lage (Samu)

8h50 – A atuação da regulação e gestão dos leitos perante o colapso do sistema de saúde de Itabira. Palestrante: Clíssia Peter (SMS/ Regulação)

9h15 – Monitoramento como método estatístico de gerar ações de gestão. Palestrante: Vanessa Maiomone (SMS/ Epidemiologia)

9h40 – Discussão

10h – Coffee Break

10h30 – Retaguarda de leitos clínica Covid-19, no HNSD

10h55 – Retaguarda de cuidados intensivos no tratamento à Covid-19, no HMCC

11h20 – Utilização de teleUTI nos cuidados intensivos no tratamento da Covid-19. Palestrante: Maura Cristina (HIAE)

11h45 – Unidade Móvel de Saúde e sua integração no sistema de saúde local. Palestrante: Fábio Racy (HIAE)

12h10 – Discussão

12h30 – Encerramento

por Coordenadoria de Comunicação Social