FCCDA divulga editais para bolsistas e espaços culturais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulgou dois novos editais para bolsistas e espaços culturais em atendimento à Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc....

549

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulgou dois novos editais para bolsistas e espaços culturais em atendimento à Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. As inscrições ocorrerão exclusivamente por meio de formulário on-line.

Poderão pleitear o recebimento dos recursos pessoas físicas ou jurídicas, maiores de idade, nos quais domicílios, sedes ou estabelecimentos culturais estejam localizados e com atividades ativas em Itabira.

Edital para bolsistas

O primeiro é direcionado à seleção de projetos com a finalidade de receber bolsas para criação, pesquisa ou formação para trabalhadores das áreas artísticas (dança, música e teatro), técnicos, produção cultural e pesquisadores da área da cultura. Serão disponibilizadas bolsas para seis categorias. Sendo elas:  criação em dança; criação em música; criação em teatro; formação para técnicos em geral; pesquisas de abordagem histórico-cultural local e mapeamento cultural.

A novidade desse edital são categorias voltadas para bolsas de pesquisas nos quais também poderão participar estudantes e pesquisadores acadêmicos das áreas de geoprocessamento, mapeamento cultural e história cultural local; bem como outra categoria direcionada à capacitação de técnicos associados às mais variadas linguagens artísticas que têm como objetivo capacitar profissionais que atuam no ramo da direção de palco; operação de áudio, luz, vídeo, iluminação; sonoplastia; dentre outras.

Edital espaços artísticos e culturais

Já o segundo é destinado a espaços artísticos e culturais. Nessa categoria se enquadram espaços como: teatros independentes; pontos de cultura; escolas de música, de capoeira e de artes e estúdios; casas de cultura; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; bibliotecas comunitárias; espaços culturais em comunidades indígenas, de povos e comunidades tradicionais e festas populares; livrarias, editoras e sebos; estúdios de fotografia; produtoras de cinema e audiovisual; dentre outras categorias.

Para mais informações acesse os editais na íntegra:

Edital para bolsistas: https://cutt.ly/wRnpZ39 .

Edital espaços artísticos e culturais:  https://cutt.ly/eRnp0NJ .

 Lei Aldir Blanc

A Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadores da cultura, bem como espaços culturais brasileiros no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19.

As inscrições deverão ser realizadas por meio dos formulários:

Inscrições bolsistas: https://cutt.ly/LRnaeEE .

Inscrições espaços artísticos e culturais: https://cutt.ly/JRnaaEi .

Mais detalhes: https://fccda.com.br

Facebook: www.facebook.com/fccda

Instagram: www.instagram.com/fccda