HNSD promove Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), o Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama. O evento é um marco neste...

415

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), o Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama. O evento é um marco neste mês, quando é celebrado o Outubro Rosa. A ação serviu para chamar a atenção dos colaboradores e pacientes do hospital para os cuidados necessários na prevenção e combate ao câncer. Ao longo da manhã, enfermeiros e profissionais de saúde conversaram com os participantes, que também puderam saborear um algodão doce, enquanto recebiam as informações.

A paciente de Bela Vista de Minas, Marlene Araújo, 66 anos, diagnosticada em 2018 com câncer de mama, participou do evento e relembrou o apoio recebido no HNSD durante o seu tratamento. Ela passou por três cirurgias, oito sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia e, felizmente, venceu a doença. Ao participar do Dia D, ela encorajou as pacientes que estão passando pelo que ela viveu.

“No princípio eu fiquei preocupada com a perda do cabelo, mas isso também não foi um obstáculo, porque tive o apoio da família e esse apoio é muito fundamental. Hoje continuo fazendo acompanhamentos e estou muito bem. Estou aqui para encorajar as que estão com o tratamento em andamento para que não desanimem. Eu quero com a minha experiência encorajar todas que estão passando por isso”, disse Marlene Araújo.

O provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, também participou do evento. Ele destacou a função do hospital na prevenção das doenças e não apenas no tratamento. Apesar do Outubro Rosa ser uma campanha nacional, o provedor fez questão de ressaltar a missão do HNSD no combate ao câncer de mama ao longo do ano.

“O câncer de mama é responsável por muitos óbitos e, muitas vezes, ocorre por falta de prevenção. Recomendamos que a qualquer sintoma as pessoas procurem o hospital e busquem auxílio médico. Se descoberto no início, há uma grande chance de cura. O HNSD caminha para ser uma referência em oncologia e estamos à disposição da população, mas queremos evitar que as pessoas adoeçam, por isso estamos enfatizando a campanha de prevenção ao longo deste mês”, destacou o Márcio Labruna.