COPA LUIZ MIRANDA COMEÇA NESTE DOMINGO

A Lifa, Liga Itabirana de Futebol Amador, inicia neste final de semana a Copa de Futebol Amador Luiz Miranda. Criada como um “piloto” para o campeonato de futebol...

495

A Lifa, Liga Itabirana de Futebol Amador, inicia neste final de semana a Copa de Futebol Amador Luiz Miranda. Criada como um “piloto” para o campeonato de futebol amador do ano que vem, a Copa tem como participantes dez clubes do futebol amador itabirano, dos vinte e oito existentes. Disputada em três estádios da cidade (Grêmio, Vila Nova e Valério) os jogos serão do tipo “todo mundo joga contra todo mundo”. De acordo com Ricardo de Freitas, presidente da Lifa, “a disputa em três fases agrada os dirigentes e atletas já que todos têm oportunidade de jogarem entre si”. Devido a pandemia, os jogadores que estiverem no banco de reserva, além do distanciamento, deverão fazer o uso de máscara, retirando apenas para jogar. Os outros integrantes (dirigentes, massagistas etc) também deverão usar a máscara.

Aferição da temperatura, disponibilização do álcool em gel, descontaminação do vestiário serão observados e até a lavagem dos uniformes terão tratamento especial, já que serão encaminhados para uma lavanderia para descontaminação. Ainda de acordo com Ricardo, as agremiações que participarão da Copa Luiz Miranda de Futebol Amador, receberam um conjunto completo de uniforme esportivo contendo 20 camisas, 20 calções e 20 pares de meiões, além de dois conjuntos (camisa, calção e meião) de goleiro. Serão premiados o Campeão e o Vice, com troféus e medalhas (ouro e prata). Serão premiados também o artilheiro e o melhor goleiro da Copa”. O diretor técnico, José Eustáquio, salientou a alegria pela realização da Copa. “Emocionante, essa é a palavra que me traduz neste momento. Depois de um ano e meio podemos ver a bola rolar nos gramados de Itabira, é de tirar o fôlego. Para quem ama o futebol, como eu, não tem alegria maior neste momento. Tenho certeza de que faremos uma boa Copa; ela será uma pequena demonstração de como será o Campeonato no ano que vem”, disse o diretor emocionado.

VISTORIA
O presidente Ricardo de Freitas esteve nos estádios ontem e hoje realizando vistorias para a realização dos jogos. De acordo com ele, os campos estão em boas condições, principalmente os gramados já que ficaram muito tempo sem jogos e apesar da ausência das chuvas há algumas semanas, as chuvas recentes contribuíram para o “tapete ficar mais verde ainda”.

A DISPUTA

Fase Classificatória: Os dez times foram divididos por sorteio, em duas chaves com cinco equipes em cada, sendo chave A: União, Grêmio, Ivipa, Campestre e Santa Maria. Chave B: Santa Vila Nova, Bela Vista, River e São Lourenço.

Jogarão dentro das chaves em turno único, ficando classificadas as duas mais bem colocadas de cada chave, respeitando os critérios de desempate, se necessário.

Fase Semifinal: O time primeiro colocado da Chave A enfrentará a segunda colocada de B. Do mesmo modo, a primeira colocada de B enfrentará a segunda de A, ficando classificados os dois vencedores. Em caso de empate, serão cobradas 5 (cinco) penalidades máximas, de forma alternada, por atletas diferentes e que tenham terminado a partida. Caso termine empatada a primeira séria, serão cobradas, também de forma alternada, por atletas diferentes dos que tenham cobrado a primeira série, mas que tenham terminado a partida, até que se conheça o vencedor.

Fase Final: Os dois times vencedores da fase semifinal jogarão a final.

Em caso de empate no tempo normal, aplicar-se-á os critérios de cobranças de penalidades previstas na Fase Semifinal.

Tonny Morais
Comunicação – LIFA