Circuito ViJazz & Blues Festival

O evento reúne nomes nacionais e internacionais até 17 de dezembro Em sua 14ª edição o Vijazz & Blues Festival, apresenta o Circuito presencial e online, que terá...

241

O evento reúne nomes nacionais e internacionais até 17 de dezembro

Em sua 14ª edição o Vijazz & Blues Festival, apresenta o Circuito presencial e online, que terá como palco as cidades mineiras Viçosa, Itabira, Belo Horizonte, Ouro Preto e Teixeiras, com muitas atrações sensacionais.

A abertura da edição mista, presencial e online do ViJazz & Blues Festival, acontecerá no Espaço Trigoleve em Viçosa-MG, nos dias 15 e 16 de outubro a partir das 19 horas. As atrações musicais são: Gilson Reis, Caetano Brasil, Bruno Marques convida Alma Thomas, Joubert Costa, Tulio Mourão e Wilson Sideral Tropical Blues.

A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais que agrega músicos talentosos e inovadores, entre instrumentistas, cantores e compositores. Condição privilegiada que inspira a criação e a preservação de celebrações musicais, como o ViJazz & Blues Festival, surgido em 2007 e que hoje se encontra entre os maiores do país.

No dia 15 de outubro a primeira atração é o cantor, compositor, violonista Gilson Reis, professor graduado em canto pela UFOP. Em seguida, Caetano Brasil, apresenta sua música instrumental autoral, acompanhado por Guilherme Veroneze (piano), Gladston Vieira (bateria) e Adalberto Silva (contrabaixo). “Cartografias” indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria de melhor Álbum Instrumental é o segundo CD do grupo.  A inventividade de Caetano Brasil, firmada no choro contemporâneo, ganha corpo na performance realizada pelo quarteto.

Para finalizar, Bruno Marques Band convida Alma Thomas, Bruno é licenciado em Música pelo Instituto Educacional Izabela Hendrix, fundador e guitarrista dos projetos: Bruno Marques Band, Taxman Blues, Horizonte Blues Band e MOJO.

A cantora, compositora e arranjadora Alma Thomas é de Nova Iorque e radicada no Rio de Janeiro. Alma, possui uma das vozes mais limpas, flexíveis e marcantes. Desde então ela vem construindo sua carreira promovendo sua mistura rítmica multicultural, com composições incluídas em longas metragens e novelas.

No dia 16 de outubro, a abertura fica por conta do cantor e instrumentista Joubert Costa, natural de Viçosa. O artista já participou de diversos festivais de grande prestígio, tais como: o “Brasilicatta Tour” (no sul da Itália), “Tudo é jazz” em Ouro Preto – MG, Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – MG, Canta FESP (Passos – MG) e o antigo FECAVI (Festival da Canção de Viçosa – MG).

A segunda atração é o mineiro de Divinópolis, Túlio Mourão é protagonista de uma rica história dentro da Música Brasileira. Integrou a banda Mutantes na fase do rock progressivo e em seguida esteve na banda de artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Fagner, entre outros. Túlio busca um perfil pessoal e original dentro da música instrumental brasileira, metabolizando elementos que vão da música erudita aos cânticos religiosos da tradição sacra e popular de Minas Gerais. O pianista exercita um perfil mais brasileiro e rítmico através de uma estimulante dinâmica entre a mão esquerda e direita, resultando numa síntese batizada de jazzmineiro.

A terceira atração é Wilson Sideral Tropical Blues serão apresentadas todas as canções e versões presentes nos álbuns “Vol. 1” (2017) e “Vol. 2” (2019), os singles “Assim Caminha a Humanidade” (2019) e “Calma” (2020), lançados pela @sonymusicbrasil, além de outras canções de Sideral adaptadas ao novo formato e que integram o repertório da turnê TropicalBluesTour.

O evento será realizado através de projeto aprovado no Edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A idealização e coordenação é da produtora Vi Produções e com apoio das Prefeitura Municipal de Itabira, Ouro Preto, Teixeiras e Viçosa. Patrocínios de CEMIG, Produtos Viçosa e Viação Unida e Parceria Cultural do SESC-MG e Sindcomércio. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do festival, pela TV Viçosa e seguirão todos os protocolos de segurança em relação ao Covid-19 e Minas Consciente.

ViJazz & Blues Festival

 Após sua primeira edição em 2007, o ViJazz cresceu e se consolidou como o maior festival do gênero em Minas e um dos maiores do país. Com uma média de público de 30.000 pessoas por edição, apresenta sempre atrações de qualidade, reunindo artistas mineiros, de outros estados e também estrangeiros.

De caráter itinerante, já passou pelas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Ponte Nova, Araxá, Ubá, Juiz de Fora, Uberaba, Ouro Preto, Ipatinga, Itabira e Viçosa.

Inovar sempre é um dos compromissos do festival. A cada edição, traz um novo visual juntamente com uma nova temática que conduzirá o desenvolvimento do evento.

 ViJazz & Blues Festival – 14 ª edição 2021

Espaço Trigoleve em Viçosa-MG

15 de outubro – 19 horas

Programação:

Gilson Reis, Caetano Brasil e Bruno Marques convida Alma Thomas

 16 de outubro – 19 horas

 Joubert Costa, Tulio Mourão e Wilson Sideral Tropical Blues

 Confira as datas do ViJazz & Blues Festival nas cidades:

ITABIRA 23/10, BELO HORIZONTE  26/11, OURO PRETO 27/11 e TEIXEIRAS 17/12.

 A renda dos ingressos presenciais do show de Belo Horizonte será destinada a campanha “Te Vejo na Autêntica”, casa de shows que ocupará o espaço Lapa Multshow em 2022.

Assista: www.youtube.com/user/VijazzBluesFestival