Itabira celebra 173 anos de emancipação política

Comemorações na Feira dos Produtores e no paredão da rua Tiradentes, na manhã deste sábado (9), marcaram a data O sábado (9) amanheceu em festa. Nesta data, a...

221

Comemorações na Feira dos Produtores e no paredão da rua Tiradentes, na manhã deste sábado (9), marcaram a data

O sábado (9) amanheceu em festa. Nesta data, a centenária Itabira completa 173 anos de emancipação política e mais de 300 anos de história. Para celebrar, a Prefeitura preparou momentos de cultura e lazer à população.

A programação começou na tradicional Feira dos Produtores, no Espaço Multiuso Etelvino Avelar, no bairro Esplanada da Estação. Quem passou por lá pôde conferir a apresentação da Orquestra de Viola Sementinhas do Amanhã. O prefeito Marco Antônio Lage, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes, o prefeito de Santa Maria de Itabira Reinaldo Santos, o vereador Bernardo Rosa e secretários municipais marcaram presença no local.

O vice-prefeito ressaltou que o maior patrimônio de uma cidade é a sua população. Para ele, há muito o que celebrar. Marco Antônio Gomes lembrou ainda da perspectiva de melhora na área educacional, além do fortalecimento da Saúde e Assistência Social. “O itabirano pode ser sentir orgulhoso: o município tem um governo voltado para o povo e preocupado com a transformação necessária para o desenvolvimento da cidade”.

Marco Lage agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso de investir no desenvolvimento da agricultura em Itabira como uma das formas de diversificação econômica no município. “É uma alegria enorme estar com todos vocês aqui nesta manhã, celebrando a vida e o aniversário de 173 anos de emancipação política de Itabira. Como itabirano tenho muito orgulho dessa terra, dessa gente e de estar aqui hoje com todos vocês. Ontem tivemos lançamentos importantes para que o poder público possa dar ainda mais apoio aos produtores rurais da nossa cidade e fazer com que a produção rural tenha mais importância para todos”, disse.

O prefeito também divulgou uma notícia importante para todos aqueles que frequentam a feira, mas principalmente para os feirantes. “No ano que vem, vamos cobrir a Feira dos Produtores. Essa cobertura já está em nosso orçamento. E vamos fazer esse grande encontro que é maravilhoso: o trabalho, da produção rural, da qualidade do alimento que vêm da nossa terra, junto com a cultura, como estamos vendo agora com a apresentação desta orquestra”, comemorou.

Após os discursos das autoridades, os Drummonzinhos declamaram poemas de Carlos Drummond de Andrade. A celebração continuou na Feira dos Produtores com mais música da orquestra Sementinhas do Amanhã.

Às 11 horas, a celebração foi na rua Tiradentes, no centro histórico do município. Um dos pontos turísticos mais importantes de Itabira recebeu a Corporação Musical Santa Cecília e a Fanfarra do Colégio Tiradentes. O encontro das tradicionais bandas atraiu um bom número de espectadores.

Gostaria de parabenizar os músicos que estão aqui. Desde menino sou apaixonado por bandas. Gostaria de lembrar que um dos nossos objetivos, dentro do que planejamos para a cultura em Itabira, é valorizar as bandas que temos aqui, sobretudo no aspecto do ensino da música para crianças. As bandas e fanfarras são um espaço de iniciação musical fantástico e fundamental”, concluiu Marco Antônio Lage.

Ao final, 173 balões prateados foram soltos ao som do tradicional “Parabéns pra você”, executado pela banda Santa Cecília. A programação completa pode ser conferida no site criado pela Prefeitura, www.celebrecomitabira.com.br.

Aniversário seguro

As ações foram organizadas de acordo com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Dessa forma, as comemorações do aniversário de Itabira foram descentralizadas, ocupando vários espaços da cidade.