Aniversário da cidade: Itabira celebra 173 anos com programação cultural

Com a proposta de mostrar o quanto a ‘nossa melhor amiga’ é importante, toda a programação está voltada para os itabiranos e itabiranas, trazendo como pilar o resgate...

129

Com a proposta de mostrar o quanto a ‘nossa melhor amiga’ é importante, toda a programação está voltada para os itabiranos e itabiranas, trazendo como pilar o resgate histórico, cultural, literário e patrimonial

Itabira está completando 173 anos! Neste sábado (9), data em que é celebrada a emancipação política do município, seguem as festividades programadas pela Prefeitura e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) em homenagem à cidade. Com a proposta de mostrar o quanto a “nossa melhor amiga” é importante, toda a programação está voltada para os itabiranos e itabiranas, trazendo como pilar o resgate histórico, cultural, literário e patrimonial.

A festa tem início logo pela manhã, às 10h, com a participação da Orquestra de Viola Sementinhas do Amanhã na Feira dos Produtores, na Esplanada da Estação. E para lembrar os tempos tradicionais, às 11h, o paredão da rua Tiradentes recebe o encontro de bandas para cantar parabéns para Itabira. Se apresentarão a Corporação Musical Santa Cecília e a Fanfarra do Colégio Tiradentes.

Na parte da tarde, em parceria com o Instituto Espinhaço, será realizado o plantio de mudas nativas na área devastada pela queimada no Pico do Amor, próximo ao Memorial Carlos Drummond de Andrade. A ação está programada para acontecer às 16h. E para terminar, às 19h, uma missa em comemoração do aniversário de Itabira será celebrada na Catedral Nossa Senhora do Rosário.

E mais! Também às 19h, Afonso Borges e a equipe do “Sempre um Papo” traz no Youtube uma conversa com o escritor Humberto Werneck sobre a biografia do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Outras intervenções artísticas estão programadas para a data, como a apresentação do músico Vando Lúcio, na av. João Pinheiro, às 9h. A turma dos Drummonzinhos também irá participar da festa levando chuva de poemas pela cidade.

“Nós estamos buscando trazer para Itabira a essência de uma cidade viva, cultural. Essa proposta vai se dar durante todo o mês de outubro, desde congadas, shows, intervenções artísticas, poemas, resgate das bandas e com isso trazer à tona todas as potencialidades no segmento”, afirma o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcântara.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, as comemorações do aniversário de Itabira começaram no dia 1° de outubro, com a apresentação do Plano de Metas do município, documento que planeja o futuro de Itabira e assume o compromisso com a comunidade.

“Sou itabirano com muito orgulho e trabalharemos incansavelmente, dia após dia, para construirmos uma cidade justa, sustentável e desenvolvida. Celebrar 173 anos é olhar para um passado de muitas histórias e o presente com muitas oportunidades”, destaca o prefeito Marco Antônio Lage. “A cidade está em movimento, sem deixar ninguém para trás”, completa.

A festividade completa pode ser conferida no site criado pela Prefeitura, o www.celebrecomitabira.com.br. Lá é possível navegar pelas atividades e ficar por dentro da programação, além de saber sobre as ações realizadas pela gestão municipal.

Aniversário seguro

As ações foram organizadas de acordo com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Dessa forma, a comemoração do aniversário será realizada de forma descentralizada, ocupando os espaços da cidade.

Segundo Marcos Alcântara, desde janeiro, a FCCDA buscou criar um protocolo seguro. “Validamos o nosso protocolo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), onde nós ganhamos o selo de evento seguro. Além disso, também conseguimos este apoio do Coes-Itabira. Criamos intervenções rápidas, em pontos estratégicos da cidade visando não gerar aglomeração”, reforça o superintendente.