Prefeitura de João Monlevade oferece diversos atendimentos à pessoa com deficiência

Serviços podem ser agendados no Centro de Reabilitação de João Monlevade Por meio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), serviço criado considerando a necessidade de...

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Serviços podem ser agendados no Centro de Reabilitação de João Monlevade

Por meio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), serviço criado considerando a necessidade de atenção às pessoas com deficiência, a Prefeitura de João Monlevade oferece uma série de atendimentos à população.

Os usuários têm acesso aos serviços da RCPD por meio do Centro de Reabilitação, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (antigo PA). No local, é possível agendar o atendimento para diversas modalidades de tratamento e diagnóstico.

Conforme o coordenador do Centro de Reabilitação, Francisco Diego Toledo Lima, o paciente pode agendar tratamento para reabilitação física, fonoaudiológica, auditiva, intelectual, atenção à pessoa ostomizada e acesso a órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção como cadeira de rodas.

Reabilitação Intelectual
Francisco Lima destaca que, no caso da reabilitação intelectual, o atendimento é realizado por meio do Serviço Especializado de Reabilitação Intelectual (Serdi/Pipa), que é exclusivo ao atendimento em saúde das pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

No Serdi/Pipa é realizado o acompanhamento dos neonatos de risco, o diagnóstico precoce da deficiência intelectual, transtorno do espectro do autismo e atraso do desenvolvimento psicomotor, bem como tratamento precoce nos pacientes com deficiência intelectual, prevenindo o agravamento do quadro, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual ou TEA.

Agendamento
O município tem a Junta Reguladora da RCPD, onde o paciente será acolhido e encaminhado para acesso aos serviços.
O agendamento é realizado no Centro de Reabilitação, localizado na avenida Getúlio Vargas, 1.240 – Belmonte, no horário de 7h as 11h e de 13h as 17h.

O paciente precisa dos seguintes documentos: encaminhamento médico, documento pessoal do usuário (e do responsável se for o caso), exames complementares, comprovante de endereço e cartão nacional do SUS. O contato telefônico pode ser feito pelo 3851-3648.