Agrowin promove em Senhora do Carmo evento de apresentação do Crédito Rural

O Agrowin promoveu na noite de quinta-feira (23/09), em Senhora do Carmo, um encontro entre instituições financeiras e produtores rurais, para discussão do programa de financiamento do crédito...

216

O Agrowin promoveu na noite de quinta-feira (23/09), em Senhora do Carmo, um encontro entre instituições financeiras e produtores rurais, para discussão do programa de financiamento do crédito rural. O evento foi realizado através da Acita, Emater, Sindicato Rural, Prefeitura de Itabira – representada pelo Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira – e as instituições bancárias: Banco do Brasil, Bradesco, Sicoob Credimepi e Sicoob Credivale.

Durante o evento, os bancos fizeram uma apresentação aos produtores ruais com informações sobre as linhas de crédito oferecidas e seus benefícios. Após a apresentação, os convidados se reuniram individualmente com cada instituição, para tirar dúvidas e detalhar sobre o crédito rural.

Confira mais informações sobre o Agro Crédito

Implantado como parte das ações do Programa WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica, realizado pela primeira vez em março de 2017, o Plano Agrowin surgiu como uma alternativa viável para a diversificação econômica em Itabira, tema tão discutido na atualidade.

Iniciado em 2018, o Agro Crédito é um projeto que busca incentivar a implantação e o desenvolvimento das atividades agropecuárias em Itabira, através da facilitação de acesso ao Crédito Rural, permitindo que os produtores rurais possam investir e custear seus empreendimentos, aumentando sua produção, o trabalho e a renda.

São três as finalidades do Agro Crédito: custeio, investimento e comercialização. Os recursos de custeio servem para atender as despesas do ciclo produtivo. Os recursos de investimento são destinados a bens e serviços que geram benefícios por mais de um ciclo de produção. Já o crédito destinado à comercialização, é atribuído às despesas de pós-produção.

Confira mais informações sobre o Agro Crédito

O Agro Crédito pode ser financiado pelo Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) ou pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), com taxas de juros acessíveis ao produtor rural, variando conforme a linha de crédito.

Para acesso ao crédito pela linha do Pronaf, a identificação se dá pela obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).  A emissão é feita por entidades credenciadas – no caso de Itabira pela EMATER – e os recursos podem ser obtidos através de bancos privados ou cooperativas, como: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Sicoob Credivale e Sicoob Credimepi.

Podem ser exigidos para financiamentos em algumas linhas de crédito, o Projeto Técnico-Financeiro. O Projeto é um documento que detalha a situação da atividade financiada e o fluxo de caixa que deve atestar a viabilidade financeira da operação. Aqui em Itabira, a Emater e a empresa Sertão realizam tal serviço de consultoria.

Para mais informações, os produtores rurais podem procurar a Acita, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e o Sindicato Rural de Itabira.