Prefeitura de João Monlevade realiza exposição fotográfica “Jornada da Memória”

Ação difunde patrimônio histórico e cultural do município A Prefeitura de João Monlevade, através da Fundação Casa de Cultura, realiza a partir dessa quinta-feira (30) a exposição fotográfica...

228

Ação difunde patrimônio histórico e cultural do município

A Prefeitura de João Monlevade, através da Fundação Casa de Cultura, realiza a partir dessa quinta-feira (30) a exposição fotográfica “Jornada da Memória – Patrimônio Cultural de João Monlevade”.

A iniciativa conta com trabalhos do fotógrafo Sérgio Henrique Braga e é parte das atrações do Festival Pedro Alcântara, que acontece até o mês de dezembro. A ação também pertence à Jornada de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais, realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), inspirada em um evento francês que objetiva difundir o patrimônio histórico dos municípios. No Brasil, o evento acontece anualmente nos meses de agosto e setembro.

A exposição acontece em dois formatos, no online, através de uma vídeo-exposição transmitida pelo Canal do Youtube da Fundação Casa de Cultura e na forma presencial, na sede da Fundação, na rua Timóteo, no bairro Nossa Senhora da Conceição, de 8h às 11h e de 13h às 16h.

De acordo com a diretora-presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio Caldeira, a exposição contará com fotos que retratam os bens históricos e culturais, materiais e imateriais do município, prédios tombados ou inventariados e tradições folclóricas, como as guardas de congado, grupos de capoeira, a igreja São José Operário, Fazenda Solar, Clube Caça e Pesca, prédio do Cassino, Ceam e muitas outras. “Nos inscrevemos na Jornada para promover a difusão do nosso patrimônio histórico e cultural. Faz parte das atividades voltadas para o patrimônio dentro do Festival Pedro Alcântara. A intenção é difundir e informar sobre nossos bens históricos e tradições”, destacou Nadja.

Segundo o fotógrafo Sérgio Henrique, que também é servidor municipal e doou as fotos do seu acervo para o evento, a exposição é uma ótima oportunidade para mostrar, principalmente para as novas gerações, a história de João Monlevade. “Como monlevadense apaixonado por minha terra, acho que é uma ótima forma de valorizar nossa história e mostrá-la para os jovens e para aqueles que não a conhecem por inteiro”, afirma.