Transita apresenta cadernos estatísticos de sinistros de trânsito em Itabira

Integrando a Semana Nacional do Trânsito, os documentos contêm os dados referentes aos sinistros de trânsito dos últimos anos. Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, a...

610

Integrando a Semana Nacional do Trânsito, os documentos contêm os dados referentes aos sinistros de trânsito dos últimos anos.

Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) divulgou os dados estatísticos de Itabira referentes aos anos de 2019 e 2020. O Caderno de Sinistros de Trânsito será produzido anualmente mostrando os números da cidade no âmbito das vias municipais, tendo como fonte os Registros de Eventos de Defesa Social (REDS) coletados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), além das informações fornecidas pela própria Transita. Os números são investigados, processados, tabulados, georreferenciados e estudados.

Dessa forma, o Caderno de Sinistros de Trânsito de Itabira é fundamental para a avaliação das ações e políticas de mobilidade e segurança. Com isso, é feito o monitoramento das metas da administração municipal para criar parâmetros de novas intervenções e projetos.

De acordo com os dados, no ano de 2020, a frota de veículos de Itabira era de 64.476 veículos, 63,2% a mais do que em 2010. Ocorreram 988 sinistros de trânsito, que provocaram 339 vítimas não fatais e três fatais. Destes sinistros, 475 foram causados por falta de atenção, 53 por má visibilidade, 52 por derrapagem na pista, 27 por defeitos no veículo, 26 por não manter a distância de segurança e 25 por dirigir embriagado.

Os dados estatísticos mostram que dentre os condutores envolvidos em acidentes de trânsito em Itabira, destacam-se os que possuem idades entre 38 e 41 anos. Ainda, os homens são os que mais estão envolvidos. Para o superintendente da Transita, Flávio Raimon, o caderno é resultado de muita pesquisa e trabalho intenso, debruçado a toda dinâmica de mobilidade urbana municipal. “A Transita é um órgão executivo municipal de trânsito, que em atendimento ao Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 1998, devido ao processo de municipalização do trânsito, assumiu todas as responsabilidades descritas no artigo 24, que é planejar, organizar e gerenciar as ações de transportes e trânsito no município”, reforçou o superintendente.

Além disso, o caderno sinaliza quais são as vias com maior quantidade de ocorrências em Itabira. Confira a lista:

1° João Pinheiro

2° Humberto Campos

3° Daniel Jardim de Grisolia

4° Osório Sampaio

5° Cristina Gazire

6° Rosas

7° Prefeito Virgílio Quintão/ Mauro Ribeiro

8° João Soares Da Silva/ Carlos Drummond De Andrade

9° Prefeito Li Guerra (Olímpio Pires Guerra)

10° Tabelião Waldemar Alvarenga Lage/ Juca Machado

Para mais detalhes, verifique os cadernos no site da Transita neste link: https://transita.itabira.mg.gov.br/principal