Equipes da Prefeitura, órgãos ambientais e de segurança se mobilizam contra queimadas

Reunião na última semana debateu ações que podem ser adotadas para prevenir novos incidentes Equipes da Prefeitura de Itabira, órgãos ambientais e de segurança estão empenhados em construir...

255

Reunião na última semana debateu ações que podem ser adotadas para prevenir novos incidentes

Equipes da Prefeitura de Itabira, órgãos ambientais e de segurança estão empenhados em construir soluções para evitar novas queimadas de grandes proporções no município. A preocupação está voltada, principalmente, para as unidades de conservação que margeiam a cidade, como a região do Alto do Rio Tanque.

No fim da semana passada, uma reunião on-line discutiu a concepção de medidas preventivas que envolvem desde a preparação para combate a incêndios a ações de educação ambiental para conscientizar a população. O encontro foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que busca precaver que incidentes de queimadas, como as que ocorreram nos últimos dias, não tornem a acontecer.

“Buscamos ações em conjunto com diversos atores que representam entidades de prevenção ambiental para atuarmos preventivamente em relação a incêndios florestais. Vivemos uma época de seca, temperaturas altas e muito material propício a que o incêndio se propague”, lembrou Denes Lott.

Foram apontadas ações de controle e combate a incêndio que possam ser efetivadas em conjunto com a sociedade civil e organizada, ferramentas e equipamentos de combate a queimadas que podem ser adquiridos, sugestão de criação de uma brigada de incêndio local e ações preventivas com o apoio de empresas técnicas ligadas ao agronegócio.

“Uma preocupação muito grande que motivou esta reunião é a região do Alto do Rio Tanque, que em 2018 sofreu um incêndio de grandes proporções, dizimando toda a flora e fauna e acabando com a paisagem da Serra dos Alves. O incêndio que aconteceu aqui no Pico do Amor, acendeu um alerta”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

Participaram do encontro o diretor do Parque do Limoeiro, Alex Amaral; a coordenadora da Defesa Civil de Itabira, Nilma Castro; o comandante do Corpo de Bombeiros de Itabira, tenente Marlon Medeiros; o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Edward Elias; e o representante do Instituto Bromélia, da Serra dos Alves, Carlos Andrade; além do secretário Denes Lott e do presidente da Itaurb, Amilson Nunes.

Para o secretário de Meio Ambiente, esta primeira reunião foi produtiva e deixou boas expectativas para que Itabira tenha um sistema eficaz de combate a incêndios. Outros encontros serão agendadas para aprofundar as decisões.