Festival Arte na Rua destaca a importância da cultura popular em Itabira

Aconteceu entre os dias 26 e 29 de agosto o Festival Arte na Rua em Itabira. O evento teve como objetivo promover a descentralização e a ocupação dos...

262

Aconteceu entre os dias 26 e 29 de agosto o Festival Arte na Rua em Itabira. O evento teve como objetivo promover a descentralização e a ocupação dos diversos espaços da cidade, sendo uma ação plural de valorização das tradições locais.

No mês de agosto é comemorado, no Brasil, o mês da cultura popular. Com isso, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) propôs uma semana de atividades pelas ruas da cidade. Ao longo de quatro dias, diversos tipos de manifestações culturais populares ocorreram em diferentes pontos do Município. A programação contou com ações diversificadas como: exposições; apresentações musicais; intervenções urbanas; contações de histórias; oficinas; dentre outras.

De acordo com o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, uma das maiores preocupações da atual gestão é trazer para a cidade grandes momentos culturais com ações culturais descentralizadas. “Foi um mês festivo de formação e de universalização de conhecimentos. Buscamos levar, também, momentos literários entendendo que Itabira é a cidade de Drummond e a literatura estará sempre constante em nossas atividades. E nesse contexto, foi aberta a 8ª jornada do Patrimônio Histórico e Cultural. Com essa ação conseguimos pontuar com o ICMS cultural”, afirma.

Cultura popular: A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, a música, a dança, dentre outras atividades artísticas e culturais. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.

Esse evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.