Festival Arte na Rua começa nesta quinta (26) seguindo protocolos do Minas Consciente

Começa nesta quinta-feira (26) o ‘Festival Arte na Rua’ em Itabira. O projeto visa promover a descentralização e a ocupação dos diversos espaços da cidade, sendo uma ação...

675

Começa nesta quinta-feira (26) o ‘Festival Arte na Rua’ em Itabira. O projeto visa promover a descentralização e a ocupação dos diversos espaços da cidade, sendo uma ação plural de valorização das tradições locais.

Ao longo do mês de agosto é comemorado, no Brasil, o mês da cultura popular. Com isso, a FCCDA propõe uma semana de atividades pelas ruas da cidade.  A programação contará com ações diversificadas como: exposição; apresentações musicais; intervenções urbanas; contações de histórias; dentre outras.

Itabira entrou na onda amarela do Programa Minas Consciente. Por esse motivo, houve uma adaptação da programação do evento para que todos os protocolos preventivos em relação ao enfrentamento à Covid-19 sejam seguidos. Dessa forma, algumas atividades culturais foram retiradas da grade e ocorrerão posteriormente, quando houver uma retomada do município à onda verde.

Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, é de extrema importância a comemoração da cultura popular de forma responsável, seguindo todas as medidas de segurança, respeitando os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao enfrentamento à Covid-19 e mediante a outorgação do Selo Evento Seguro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG).  “Nesse primeiro momento, não serão realizadas atividades que gerem aglomerações, mas garantimos a todos os artistas a participação assim que retomarmos à onda verde”, explica.

Alcântara ressalta a importância da utilização de máscara, álcool em gel e o distanciamento social em todas as atividades culturais promovidas ainda nesta edição do Festival.

Cultura popular: A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, a música, a dança, dentre outras atividades artísticas e culturais. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.

Esse evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Mais detalhes em: https://fccda.com.br

Facebook: www.facebook.com/fccda

Instagram: www.instagram.com/fccda