Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é empossado pelo prefeito Marco Antônio

Durante o evento, prefeito reafirmou a necessidade de políticas públicas voltadas para os mais jovens O prefeito Marco Antônio Lage deu posse, nesta manhã de quarta-feira (25), aos...

421

Durante o evento, prefeito reafirmou a necessidade de políticas públicas voltadas para os mais jovens

O prefeito Marco Antônio Lage deu posse, nesta manhã de quarta-feira (25), aos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Ao todo, 25 membros, entre titulares e suplentes, terão a missão de auxiliar o Poder Público na construção de políticas voltadas aos mais jovens.

O CMDCA é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo Municipal. É papel do conselho deliberar e auxiliar ativamente na elaboração de políticas públicas direcionadas às crianças e aos adolescentes. Também cabe ao grupo o registro de entidades que atuam com esse público e acompanhar se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação.

A posse foi acompanhada pelo secretário municipal de Assistência Social, Élson Alípio Júnior, e pelo vereador José Júlio Rodrigues “Combem”. Os conselheiros presentes receberam o termo de posse logo após a assinatura do decreto de instituição do Conselho pelo prefeito Marco Antônio Lage.

Em discurso, o secretário Elson Júnior afirmou que “a proteção à primeira infância é grande desafio a ser perseguido pela atual gestão”. Logo em seguida, ressaltou que a Assistência Social focará esforços em ações preventivas e incentivo às entidades que atuam com crianças e adolescentes. “Há algo que nós precisamos construir para além da judicialização, que é a prevenção. Temos de fortalecer nossos programas e entidades colaborativas, além de cuidar para aplicação correta dos recursos que chegam para essas atividades”, disse.

Já o vereador Júlio do Combem exaltou a participação da sociedade civil nos conselhos municipais e citou a importância do CMDCA. “Todos vocês, conselheiros, têm a missão de participar da construção de políticas públicas para um público muito sensível. Nesse sentido, haverá divergências e debates de opiniões. E isso é muito bom. É a partir da divergência que se constrói o que se imagina ser o ideal”, comentou.

O prefeito Marco Antônio também enfatizou a crença na força dos conselhos municipais e o quanto eles representam na “discussão, orientação e difusão de ideias e leis”. O chefe do Executivo falou de sua preocupação com a primeira infância, sobretudo na execução de projetos educacionais aliados à assistência social. Por fim, defendeu que seja feito um profundo diagnóstico para que seja conhecida, com detalhes, a realidade dos vulneráveis de Itabira.

“Itabira tem números econômicos discrepantes da realidade social de inúmeras crianças e adolescentes. Isso é grave. Por isso, nosso compromisso é zerar a fila de crianças em creches da cidade, em um projeto que apresente novos conceitos, amparado pela intercessão entre Educação e Assistência Social. A cidade justa e sustentável que eu tanto falo não pode ser só no papel ou em ideias de projetos, ela tem que acontecer. E isso passa necessariamente pela atenção e cuidados com as crianças e adolescentes”, finalizou.

Os conselheiros do CMDCA assumem para o biênio 2021/2023. São eles:

Secretaria Municipal de Assistência Social:

Priscila Oliveira Câncio – Titular

Renata Lílian Caetano – Suplente

 

Secretaria Municipal de Educação:

Márcia Rodrigues Vitório – Titular

Marinete Nunes Pereira Rodrigues – Suplente

 

Secretaria Municipal de Saúde:

Adriana Coelho Dias  – Titular

Natália Franco Barbosa de Andrade – Suplente

Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude:

João Mário de Brito – Titular

Patrícia Zingoni Machado de Morais – Suplente

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão:

Fernanda Raquel de Araújo e Silva – Titular

Elcilene Cristina Silva –Suplente

 

Procuradoria Geral do Município:

Guilherme Henrique de Alvarenga Santos – Titular

Vinícius Luiz Freitas Cassimiro – Suplente

  

Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade:

Adriane Cristina Franco Ferreira Mendes – Titular

Fernanda Vilela Crescêncio de Araújo – Suplente

Conselheiros da Sociedade Civil eleitos pela Assembleia CMDCA:

Adolescentes:

Sander Lucas Alencar Valeriano – Titular

Nívea Silva Celestino – Suplente

Representantes das Entidades:

Lukilene Fernanda Duarte Araújo – Titular

Walisson Ferreira dos Santos – Suplente

Helen Rocha Lauro Vieira – Titular

Camila Gomes Barbosa – Suplente

Ronaldo Silvestre Silva – Titular

Davi Vinícius Santos Conceição – Suplente

Selma Gonçalves Leite – Titular

Fabiana Quintão de Sá – Titular

Beatriz da Conceição Pereira Oliveira – Titular