LIFA: “27 de fevereiro iniciamos o Campeonato de Futebol Amador”

A Liga Itabira de Futebol Amador – Lifa realizou ontem (12) na sede da Interassociação mais uma reunião com os dirigentes dos clubes de futebol amador. A reunião...

174

A Liga Itabira de Futebol Amador – Lifa realizou ontem (12) na sede da Interassociação mais uma reunião com os dirigentes dos clubes de futebol amador. A reunião foi para informar aos dirigentes os assuntos abordados com o prefeito, em especial o retorno do campeonato amador. Além dos diretores da Lifa, estiveram presentes o diretor de Lazer e Mobilização da Juventude João Mário de Brito, o presidente da Câmara Municipal Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” e o vereador Juber Madeira, líder de governo. Ricardo Freitas anunciou a provável data de início do campeonato: 27 de fevereiro. “Digo provável pois falta ainda conversarmos com os dirigentes de clube para acertarmos os detalhes, mas precisamos ao menos de uma data para basearmos nossas ações. O campeonato, em primeira ideia, será como o Brasileirão, ou seja, de pontos corridos, evitando que alguns reclamem de não terem jogado entre si ou ter saído por poucos jogos, mas também será levado à apreciação dos dirigentes.

Ricardo disse que essa forma também foi uma sugestão do prefeito, que é um conhecido incentivador deste esporte. “Nada mudou no formato inicial deste campeonato no ano passado, ou seja, quero a independência financeira dos clubes, meu desejo é realizar a abertura com grandes eventos, acreditando que até lá tudo estará resolvido e estes eventos proporcionam condições dos clubes levantarem recursos que vão custear as despesas para participarem do Campeonato”. Silvio Andrade, secretário-geral da Lifa disse que a instituição está disposta a ajudar os clubes na regularização de toda a documentação necessária para participarem do campeonato: “Somos integrantes da Federação Mineira de Futebol e utilizaremos recursos públicos. Não podemos aceitar times irregulares, em hipótese alguma. Os clubes terão cinco meses para regularizarem a situação”. João Mário, que representou a Secretária de Esportes, defendeu a ideia do prefeito da parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e a Lifa para realizarem a escolinha de futebol em cada clube filiado a liga. “Esta é uma maneira de fortalecer a base dos times, neste caso as crianças.” disse o diretor.

Apoio do Legislativo

O vereador Juber Madeira disse da sua alegria em participar da reunião: “A reunião com o prefeito foi muito proveitosa e a de hoje (ontem) não deixou nada a desejar. Sinto-me feliz por participar deste processo. Acredito na atual gestão da Lifa e vejo a garra e vontade de realizar um campeonato espetacular, que, com certeza, vai retornar às manhãs alegres nos campos de futebol de nossa cidade. Meu gabinete, mais uma vez, está pronto para receber a Lifa”. O presidente da Câmara Weverton “Vetão” disse que o futebol além de diversão, tem um papel social de transformar realidades, em especial das crianças. “Termos um campeonato organizado, estruturado, ajudará também a realizarmos um trabalho com a garotada, tirando muitos da rua. Estou muito feliz por estar ao lado de pessoas interessadas na volta desta competição, estou feliz por estar aqui. Em nome dos 17 vereadores que compõem a Câmara Municipal, reafirmo o compromisso com a Lifa e a realização do campeonato e de outros projetos que visem o bem comum da sociedade itabirana, em especial a nosso esporte”, finalizou Vetão.