Castração gratuita de animais em Itabira começa na próxima semana

O serviço de esterilização será destinado a animais cadastrados anteriormente A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na próxima semana a esterilização de cães e gatos para controlar...

143

O serviço de esterilização será destinado a animais cadastrados anteriormente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na próxima semana a esterilização de cães e gatos para controlar a população desses animais em Itabira. O processo também inclui a chipagem para identificação de localização e tutores de cada animal. O serviço será totalmente gratuito e estará disponível para animais previamente cadastrados e selecionados. A castração acontece no período de 16 a 19 de agosto, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, com horários agendados pela SMS.

Neste primeiro momento serão atendidos 240 animais. Os demais inscritos no mês de maio e selecionados pela equipe de Zoonoses farão o procedimento nos meses de novembro e dezembro. Ao todo, serão castrados cerca de 800 animais este ano. A SMS recebeu mais de 1700 inscrições, porém, nem todos os animais estão aptos a passar pelo procedimento.

De acordo com a veterinária responsável e diretora de vigilância e controle de zoonoses, Marli Lage de Oliveira Martins, o processo de seleção dos animais que irão passar pela esterilização obedece prioridades avaliadas pela equipe para ver a real necessidade do procedimento.”Não estão habilitados os carchorros braquicefálicos, que estão doentes ou apresentando algum sintoma e ainda os cães acima de oito anos de idade, porque correm risco cirúrgico”, explica a veterinária.

A prestação de serviços conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), responsável pela disponibilização da infraestrutura, contratação e limpeza. Os procedimentos acontecerão no Castramóvel cedido pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).

Os tutores dos animais domiciliados e em situação de rua que passarão pela esterilização devem cumprir as determinações abaixo para garantir segurança no procedimento:

– O animal deverá chegar ao local em jejum hídrico de duas horas e alimentar de oito horas;

– O animal deve fazer uso de antiparasitários e anti-ectoparasitas 72 horas antes do procedimento;

– O gato deve ir dentro de uma caixa de transporte apropriada para seu peso. No caso de cachorro, deve ir em caixa apropriada ou com guia com focinheira;

– Caso necessário, levar um acompanhante apenas, para manter os protocolos contra aglomeração;

– Animais de raça pura deverão comparecer apresentando exames como: hemograma completo, função renal, função hepática, proteínas totais, ecocardiograma e eletrocardiograma;

– Caso tenha disponível, levar roupa cirúrgica (fêmeas) e/ou colar Elizabetano.

O Castramóvel Pet Sem Fronteiras fechou parceria com a Prefeitura de Itabira e estará apioando a campanha, incentivando a adoção responsável e conscientização para os cuidados com os animais. Um kit pós-operatório com medicamentos indicados de acordo com o peso do animal e o colar elizabetano poderão ser adquiros no local. Os tutores também irão receber a receita, caso queiram adquirir os medicamentos em outros pontos de venda.

por Coordenadoria de Comunicação Social