No Governo dos Bairros, equipes da Prefeitura escutam demandas de moradores do João XXIII e Machado

Segunda edição do programa foi realizada na Escola Municipal Nico Andrade A segunda edição do Programa Governo nos Bairros foi realizada nessa quinta-feira (5), voltada para os bairros...

433

Segunda edição do programa foi realizada na Escola Municipal Nico Andrade

A segunda edição do Programa Governo nos Bairros foi realizada nessa quinta-feira (5), voltada para os bairros João XXIII e Machado. As equipes da Prefeitura de Itabira escutaram as demandas de moradores durante o evento realizado na Escola Municipal Nico Andrade.

A ação teve participação do prefeito Marco Antônio Lage e do vice Marco Antônio Gomes. Vereadores e líderes comunitários também marcaram presença. Em rápido discurso, o chefe do Executivo agradeceu pela receptividade da comunidade local e ressaltou a importância do programa para aproximar a população do poder público. “É emocionante a recepção no João XXIII, assim como foi no Gabiroba, na primeira edição. Damos secância ao programa Governo nos Bairros porque temos o propósito de ouvir a comunidade, de trabalhar para o bairro”, comentou o prefeito.

Marco Antônio garantiu que as reivindicações levantadas pelo programa poderão fazer parte do plano de metas do governo e aquelas demandas mais simples serão atendidas imediatamente. “No Gabiroba, fomos em um dia e foi possível, na semana seguinte, resolver muitas demandas solicitadas pela população. Esperamos que aqui no João XXIII seja a mesma coisa”, disse.

Profissional da Saúde, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes fez uma comparação do atendimento médico com o programa Governo nos Bairros. “Como médico tenho que falar que temos o conhecimento da doença, mas se o paciente não nos revela, não conseguimos fazer o diagnóstico. Por isso, hoje é dia de ouvirmos o que a população tem para falar”, destacou.

Nas salas de aula da escola, uma estrutura foi montada para o atendimento à população. A comunidade foi ouvida de acordo com a demanda e atendida pelos secretários municipais, prefeito e vice-prefeito para apontarem as solicitações de melhoria na região. Vários pedidos foram levantadas, como sugestões de ações na saúde, educação, esporte e lazer e obras dentre outras. Todos os pedidos foram catalogados pela equipe do governo.

A presidente da Associação do Bairro João XXIII, Edna Damasceno, pediu apoio da prefeitura para a reativação da associação para atender à comunidade. “Temos algumas demandas que foram pedidas em anos anteriores que não foram atendidas. Com a visita do prefeito, estou esperançosa que ele possa fazer algo pela comunidade, sim”, disse, esperançosa.

Já a diretora da Escola Nico Andrade, Rosana Almeida Pereira, ficou feliz com a presença do governo municipal e com o compromisso assumido pelo prefeito de que a escola vai receber reforma da estrutura física e pedagógica. “É importante que o prefeito esteja aqui vendo as nossas necessidades de melhoria de infraestrutura, como também pedagógica, principalmente neste momento de pandemia. Quando voltarmos com as aulas presenciais haverá essa necessidade”, declarou a diretora.

O Programa Governo nos Bairros atingiu o maior objetivo, que é dar voz a população e ter um contato direto com as necessidades vivenciadas pela comunidade. “Pedimos mais atuação da Prefeitura para estar mais presente com a gente, porque precisamos muito disso”, enfatizou Elvécio Gilson de Souza, morador do bairro João XXIII há mais de 50 anos.

O Programa Governo nos Bairros a cada quinze dias vai levar o prefeito e os secretários municipais a um bairro da cidade para ouvir os moradores. A próxima agenda está pré-agendada para o Barreiro.