Carreta da Unidade Móvel de Saúde “#Unindo Forças” começa a funcionar nesta terça-feira

Resultado da parceria entre Prefeitura, Vale, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e Mercedes-Benz do Brasil, a Unidade Móvel de Saúde “#Unindo Forças” iniciará os atendimentos em Itabira a partir...

241

Resultado da parceria entre Prefeitura, Vale, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e Mercedes-Benz do Brasil, a Unidade Móvel de Saúde “#Unindo Forças” iniciará os atendimentos em Itabira a partir desta terça-feira (27). O veículo chegou na semana passada e foi instalado na antiga sede do Corpo de Bombeiros, na região central. Entretanto, os pacientes com suspeita de Covid-19 serão atendidos somente com encaminhamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do município.

Itabira é a primeira cidade no país a receber a carreta-tomógrafo. A unidade móvel oferecerá os serviços gratuitos de tomografia computadorizada, gasometria arterial, teleatendimento e coleta de material para teste rápido de diagnóstico da Covid-19. O veículo ficará em Itabira por três meses e deve atender, inicialmente, 30 pacientes por dia, mas o número pode ser ampliado conforme a necessidade.

A carreta possui aproximadamente 15 metros de comprimento e 2,60 metros de largura. A carroceria é extensível e recebe rampa de acesso, facilitando o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção. A sala de tomografia possui paredes blindadas com chumbo para proteção dos pacientes e dos profissionais da saúde. Há também três consultórios de telemedicina e laboratório para coleta de exames.

O Instituto Albert Einstein disponibilizou uma equipe composta por dez profissionais, entre médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos. Além disso, um médico intensivista da instituição que está em São Paulo oferece apoio a distância a dez pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).