METABASE: Trabalhadores da Vale fazem sua parte

A empresa Vale S/A divulgou ontem (20) o seu relatório de produção e vendas relativo ao segundo trimestre de 2021. Na publicação, a empresa informa que completou mais...

287

A empresa Vale S/A divulgou ontem (20) o seu relatório de produção e vendas relativo ao segundo trimestre de 2021. Na publicação, a empresa informa que completou mais um trimestre de aumento da produção de minério de ferro, produziu 75,7 milhões de toneladas de minério de ferro – cerca de 11% maior – e atingiu a capacidade atual de 330 milhões de toneladas/ano, que, se sustentada, poderá permitir uma produção média de um milhão de tonelada/dia ainda no segundo semestre, devido à “sazonalidade favorável das condições climáticas do período”.  O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, destacou a produtividade das minas vizinhas, como Brucutu, Timbopeba e Alegria, mas deu ênfase à Itabira pela “virada de jogo” dos trabalhadores: “No primeiro trimestre a produção não foi tão satisfatória, houve menor produtividade pois nosso complexo operou com soluções temporárias de disposição de rejeitos. Já agora tivemos a reavaliação destas soluções de gerenciamento de rejeitos, trazendo maior produção.” O presidente lembra que a responsabilidade da empresa em assegurar a disposição dos rejeitos é de vital importância: “A empresa tem de garantir aos trabalhadores as condições ideais de produzir o que se espera. Mais produção, mais rejeito e onde colocar estes rejeitos? A paralisação da barragem de Itabiruçu, por exemplo, causou a diminuição da produção, sem culpa nenhuma dos funcionários. Temos mão de obra qualificada, temos minas que favorecem, temos a força especializada na extração do minério e cabe a empresa dar as condições necessárias para produzirmos o que é exigido. As minas de Conceição, Cauê e Periquito tiveram um destaque especial no relatório, já que a empresa considerou o “sólido desempenho do sistema sudeste”, contribuindo para a elevada produção.

Números

Em comparação ao primeiro trimestre, os trabalhadores da empresa em Itabira aumentaram em 27% a produção, ou seja, mais de dois milhões de toneladas. Comparado ao segundo trimestre de 2020, a produção foi ainda maior, chegando a 35,9%, o que ajudou a elevar o primeiro semestre em 14% comparado em igual período do ano passado. “Uma vitória do trabalhador pela gana, pela força do seu braço que repercute na empresa. Não saímos da pandemia, trabalhadores da empresa morreram desta terrível doença (Covid-19), mas ainda assim, este pessoal seguiu de cabeça erguida, focado na produção.”

PLR
André disse que o relatório “apenas confirma o já conhecido por este sindicato: a força da mão de obra de Itabira. Eles cumprem fielmente a meta a ser alcançada, a produção programada. Agora esperamos o relatório financeiro da empresa que será divulgado dia 28 de julho, para confirmar mais uma vez a produção perfeita dos nossos operários”. O presidente aguarda uma Participação nos Lucros e Resultados – PLR honesta e justa, já que “a empresa demonstrou que tem totais condições” de apresentar este benefício aos seus funcionários.