Câmara de São Gonçalo abre inscrições para o Parlamento Jovem 2021

O programa, destinado a estudantes do Ensino Médio, será realizado virtualmente este ano A partir desta segunda-feira (12), estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2021. Os...

62

O programa, destinado a estudantes do Ensino Médio, será realizado virtualmente este ano

A partir desta segunda-feira (12), estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2021. Os estudantes matriculados no Ensino Médio, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, poderão se inscrever até a próxima quarta-feira (14). Sendo uma iniciativa da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, as inscrições deverão ser feitas pelo site www.camarasaogoncalo.mg.gov.br/parlamentojovem2021fornecendo os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Número do WhatsApp;
  • Cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de endereço.

Em decorrência da Pandemia da Covid-19, o Parlamento Jovem 2021 será realizado este ano de maneira remota — ou seja, virtual —, seguindo os protocolos de segurança contra a propagação do vírus. Anteriormente, a Escola do Legislativo havia lançado uma pesquisa online para analisar o interesse dos estudantes em participar da edição remota, tendo então um bom retorno.

A primeira oficina está prevista para o dia 15 de julho, enquanto o lançamento online da campanha deve acontecer na primeira semana de agosto.

A temática de 2020, “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, continuará sendo estudada e debatida no PJ Minas. Essa decisão foi tomada, de forma coletiva, pela Coordenação Estadual, coordenações municipais e regionais do projeto. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia. Além disso, a continuidade do debate sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável se justifica por ser um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.

Os subtemas que orientam os estudos e debates também em 2021 são: “Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade”; “Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico” e “Recursos hídricos e saneamento básico”.

O Parlamento Jovem é um programa de educação para cidadania e formação política voltado aos alunos do ensino médio. Surgiu há 18 anos, dirigido apenas aos estudantes de Belo Horizonte. Com o passar dos anos, a Assembleia Legislativa de Minas e a Escola do Legislativo buscaram a parceira das Câmara Municipais para a interiorização do programa. Em 2021, o projeto reúne 123 câmaras municipais mineiras. Os estudantes são convidados a estudar a temática e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

A Escola do Legislativo Isabel Rodrigues foi criada na Câmara Municipal de São Gonçalo após a aprovação da resolução 307/2015. O espaço, inaugurado no dia 12 de julho de 2018, é destinado à promoção de palestras, debates e cursos com foco na formação política e no fortalecimento da cidadania.