Idosos voltam a ter gratuidade em horário integral no transporte coletivo

A decisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), após reunião do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (Coes) de Itabira, a pedido do vereador Júber Madeira Na tarde...

218

A decisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), após reunião do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (Coes) de Itabira, a pedido do vereador Júber Madeira

Na tarde desta quinta-feira (1º), o Centro de Operações Emergenciais em Saúde (Coes) de Itabira se reuniu para deliberar, entre outras questões, sobre a volta da gratuidade para idosos, em horário integral, no transporte público coletivo. A autorização será válida a partir do sábado (3) e acontece porque o grupo já foi vacinado com as duas doses contra a Covid-19. Também foram consideradas a queda da taxa de transmissão da Covid-19 e a taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade, atualmente inferior a 50%.

Desde janeiro, os adultos maiores de 65 anos (que têm a gratuidade no transporte público garantida pelo artigo 39 do Estatuto do Idoso) estavam com o benefício restrito apenas aos horários das 10h às 16h e das 20h às 6h. A determinação foi pensada devido à incidência dos casos de Covid-19 em Itabira no início do ano, diminuindo o número de passageiros nos horários de pico do transporte coletivo, sobretudo porque idosos constituem o grupo de risco para a doença.

A revogação da restrição atende a pedido de usuários, associações e também do vereador Júber Madeira, que levou a indicação ao secretário municipal de Obras, José Maciel Paiva, que, por sua vez, encaminhou o pleito ao Coes.

O Coes Itabira, formado por secretários e servidores municipais para coordenar as ações de resposta à pandemia, reforça a importância de o público continuar seguindo os protocolos de segurança sanitária, mesmo com a gratuidade do transporte público para idosos em horário integral. “Os usuários e trabalhadores das linhas de ônibus devem manter os cuidados básicos, como a higienização constante das mãos, o uso obrigatório da máscara, veículos higienizados e com janelas abertas e o distanciamento social”, alerta a secretária de Saúde, Luciana Sampaio. “A recomendação é para que eles só saiam de casa se não houver outra alternativa”, completa.

Em tempo

Também nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou dados mostrando que o município possui 18.595 casos confirmados de Covid-19: 18.090 pessoas recuperaram-se da doença, 144 pacientes estão em isolamento domiciliar e monitoradas pela SMS, 29 pessoas internadas (destas, 17 estão em UTI) e, até o momento, foram registrados 339 óbitos.

A notícia animadora é que o Município já aplicou 50.638 doses dos imunizantes disponíveis. O número de usuários que tomaram a primeira dose é 36.100. Já a população com duas doses das vacinas é de 14.538 pessoas. Outra boa notícia é que a taxa de transmissão (RT) da Covid-19 caiu esta semana e está em 0,91.