Membros do Conselho do Fundeb são empossados em Itabira

A cerimônia aconteceu no auditório da Prefeitura com a presença dos conselheiros titulares Em solenidade nessa terça-feira (29), no auditório da Prefeitura de Itabira, o prefeito Marco Antônio...

547

A cerimônia aconteceu no auditório da Prefeitura com a presença dos conselheiros titulares

Em solenidade nessa terça-feira (29), no auditório da Prefeitura de Itabira, o prefeito Marco Antônio Lage, empossou integrantes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Estiveram presentes a secretária de Educação Luziene Aparecida Lage e o secretário de Governo, Márcio Passos. Os membros foram eleitos para assumirem a função até o dia 31 de dezembro de 2022.

O Conselho, criado por meio da Lei Municipal nº 4.094/2007, tem como funções acompanhar e controlar a repartição, transferências e aplicação do Fundeb; supervisionar a realização do Censo Escolar e a elaboração da proposta orçamentária anual do Poder Executivo Municipal; examinar os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos repassados ou retidos à conta do Fundo; e emitir parecer sobre as prestações de contas dos recursos do Fundo, que deverão ser disponibilizadas mensalmente pelo Poder Executivo Municipal.

Durante a solenidade, o prefeito Marco Antônio Lage citou as dificuldades enfrentadas pelo setor da Educação neste momento de pandemia e disse contar com o apoio dos membros do Fundeb para fazer de Itabira referência em ensino. “Nós temos o grande desafio de recuperar esses dois anos perdidos na Educação. Teremos que trabalhar muito para que em 2022 a gente possa dar incentivo aos quase 10 mil alunos da rede municipal. Precisamos inovar na Educação, ser ousados e produzir talentos. Temos o objetivo de fazer de Itabira um novo conceito, por meio da arte, do esporte e com criatividade. Para isso, eu conto com este conselho”, enfatizou o prefeito.

A secretária de Educação Luziene Lage reforçou a importância do Conselho para as boas práticas de gestão de recursos financeiros. De acordo com ela, o governo e a Secretaria de Educação têm o compromisso com a transparência e o uso eficiente dos recursos disponíveis, tendo como foco maior oferecer uma educação de excelência. “Contamos com vocês, conselheiros, para que nos ajudem a tomar sempre as melhores decisões. Juntos vamos conseguir o nosso objetivo que é tornar Itabira uma referência na área de educação”, concluiu a secretária.

A formação do conselho conta com membros do Poder Executivo Municipal, diretores de escolas públicas, professores da educação básica, servidores das escolas, pais de alunos da educação básica, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar e representantes da sociedade civil. São 13 membros titulares e seus respectivos suplentes.

Fundeb 

O Fundeb tem como objetivo específico financiar todas as etapas da educação básica pública, isto é, a educação infantil (creches para crianças de 0 a 3 anos e pré-escola para crianças de 4 e 5 anos), ensinos fundamental e médio em suas diversas modalidades: educação de jovens e adultos, indígena, quilombola, profissional, do campo e especial (destinada a pessoas com deficiência).

Confira os empossados para o Fundeb

Representantes do Poder Executivo Municipal

Maria Elizabeth Zanon Braga – Titular

Gilberto Antônio Magalhães – Suplente

Miriam Auxiliadora Nunes – Titular

Cristiane Madeira Martins – Suplente

Representantes dos Professores da Educação Básica Pública

Karine Domingues Santos – Titular

Cláudia da Conceição Barbosa Primo – Suplente

Representantes dos Diretores das Escolas Básicas Públicas

Delci Cristina Martins Alves – Titular

Juliana Matos Martins Nunes – Suplente

Representantes dos Servidores Técnico-Administrativos das Escolas Básicas Públicas

Maria Rozalina Morais de Oliveira – Titular

Lúcia Guimarães Rosa – Suplente

Representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica Pública

Lucilene Aparecida Alcantara Ribeiro Silva – Titular

Mariléia Moraes Duarte Cunha – Suplente

Renata Aparecida Silva Ferreira – Titular

Adriana Aparecida Costa Gregório – Suplente

Representantes dos Estudante da Educação Básica Pública

Gracielle Ramos – Titular

Rita de Cassia Barbosa Bragança – Suplente

Pablo Lopes Quintão – Titular

Valéria Alves Oliveira – Suplente

Representantes do Conselho Municipal de Educação

Márcia Rodrigues Vitório – Titular

Edson Luiz dos Santos Caetano – Suplente

Representantes do Conselho Tutelar

Angélica de Fátima Madeira – Titular

Nilda Aparecida Ferreira Alves – Suplente

Representantes da Sociedade Civil

Reginaldo Gonçalves Ferreira – Titular

Jucimária Geralda Duarte – Suplente

Maria das Graças Felipe de Lélis – Titular

Iracema Nascimento Santos – Suplente