Prefeitura e comunidade criam comitê para discutir descomissionamento do Pontal

O grupo vai contar com a participação do governo municipal, poder legislativo e moradores do bairro Bela Vista e Nova Vista   O prefeito Marco Antônio Lage, o vice-prefeito...

221

O grupo vai contar com a participação do governo municipal, poder legislativo e moradores do bairro Bela Vista e Nova Vista 

 O prefeito Marco Antônio Lage, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes, secretários do governo e vereadores se reuniram na noite dessa segunda-feira (28) com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista para tratar sobre as obras de descomissionamento do Sistema Pontal, da Vale. O projeto pode resultar em remoção de moradores e, por isso mesmo, o encontro resultou na criação de um comitê para construção conjunta de um cronograma de discussões e garantia de mais representatividade à comunidade.

“A nossa proposta aqui hoje é ouvir da comunidade as principais demandas. Já ouvimos a Vale, conhecemos as questões técnicas, fizemos na companhia o primeiro contato para entender o projeto. Agora vamos iniciar com esta comunidade um contato permanente de discussões, para que a comunidade não esteja sozinha no debate e nas buscas de melhores soluções que ofereçam conforto e garantia a todos os moradores”, destacou o prefeito, colocando à disposição da comunidade todas as secretarias do governo municipal.

Os moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista relataram seus dramas, como a proximidade com o rejeito de minério, esgoto a céu aberto e a infestação de animais peçonhentos. A situação persiste por anos e agora ainda há a incerteza sobre a necessidade de terem de sair das próprias casas. “É muito sofrimento e isso há muitos anos. A nossa realidade é difícil. Agradecemos o interesse do governo e esperamos um apoio para resolver a nossa situação”, afirmou Elci Horta, moradora do Bela Vista.

O Comitê para discussão do descomissionamento do Pontal tem a participação de moradores da região: Elci Anunciação Horta, Gieser Rosa Coelho, Maria Conceição Nascimento e João Batista Carlos. Da Câmara de Vereadores irão participar Júber Madeira, Bernardo Rosa e Júlio Rodrigues. Representando o executivo estarão os secretários Denes Lott (Meio Ambiente), Elson Alípio Júnior (Assistência Social) e José Maciel Paiva (Obras, Transporte e Trânsito). Um representante do Comitê dos Atingidos pela Mineração de Itabira e Região também participará das reuniões, mas o membro não será fixo, a cada encontro um participante estará presente.

A reunião teve participação de vários moradores. De acordo com o prefeito Marco Antônio, a formação do comitê será fundamental para garantir mais informações e esclarecimentos sobre o projeto de descomissionamento. O chefe do Executivo lembrou que Itabira apresenta um cenário de acúmulo de 500 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério, sendo 240 milhões apenas no complexo do Pontal.

“Com este comitê vamos formar um fórum, trazer uma pauta única de discussões com a Vale e buscar mais transparência nesse processo e garantir tranquilidade à comunidade. Vamos criar um cronograma de fluxo de informação e de ações para que a comunidade tenha justiça durante todo o processo. É o poder público e a comunidade juntos para a discussão de um tema tão importante”, finaliza Marco Antônio Lage