Fiscais de Posturas interditam dois estabelecimentos no fim de semana

Os bares já haviam sido autuados por descumprir os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19 As equipes da Diretoria de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento...

287

Os bares já haviam sido autuados por descumprir os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19

As equipes da Diretoria de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), acompanhados por policiais militares do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (26º BPMMG), realizaram diversas diligências no sábado (12) e domingo (13) para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A fiscalização ocorreu em bares e restaurantes dos bairros Campestre, Bela Vista, Praia, Pará, Hamilton, Areão, Centro, Esplanada da Estação, Nossa Senhora das Oliveiras e São Pedro.

Dois bares foram interditados por descumprir as medidas restritivas de contenção à pandemia do novo coronavírus: um na avenida Mauro Ribeiro e outro na localidade do Engenho. Os estabelecimentos já haviam sido autuados anteriormente pelo mesmo motivo.

A primeira autuação no estabelecimento da Mauro Ribeiro aconteceu em fevereiro. Na época, um evento com banda de música infringiu o Decreto Municipal 0301/21, que autorizava apenas apresentações individuais, com voz e violão. Além disso, o episódio proporcionou uma aglomeração de pessoas. De lá para cá, o estabelecimento foi autuado no início deste mês por permitir o consumo em pé, sem distanciamento social e sem o uso de máscara de proteção. Com a terceira abordagem no último sábado (12), o estabelecimento foi fechado pelo período de 30 dias.

Já o bar no Engenho foi notificado no dia 3 deste mês por não apresentar Alvará de Localização e Funcionamento de Bar, e no dia 6 por promover a aglomeração de clientes após as 23 horas – o que contraria o Decreto Municipal 0784/21. O estabelecimento foi denunciado no domingo (13) pela concentração de pessoas sem o devido distanciamento social. O bar também ficará interditado pelos próximos 30 dias. De acordo com a Diretoria de Fiscalização de Posturas, a polícia militar já havia orientado o mesmo bar quanto ao grande número de denúncias referentes à perturbação do sossego público, em outras ocasiões. Por isso, o aparelho de som do local foi apreendido.

Servidores da SMDU explicaram que, ainda no domingo (13), outros dois estabelecimentos, no bairro Hamilton e na avenida Mauro Ribeiro, foram autuados por descumprir os protocolos sanitários. Para denunciar os estabelecimentos que desrespeitam os decretos municipais, o cidadão deve ligar para os números de telefone 3839-2044 e 3839-2143. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas.