Corrida de rua: veja qual máscara usar durante o exercício, como estabelecer uma rotina e outras dicas

Médicos especializados na área esportiva explicam como começar, manter e melhorar o desempenho com segurança, incluindo o item de proteção contra a Covid-19. “O que eu mais escuto...

255

Médicos especializados na área esportiva explicam como começar, manter e melhorar o desempenho com segurança, incluindo o item de proteção contra a Covid-19.

G1 traz dicas de como começar a correr fora da esteira — Foto: Divulgação

“O que eu mais escuto das pessoas é: eu caminho, caminho, caminho, mas quando eu tento correr vejo que eu não sirvo pra isso, eu não aguento nem 5 minutos“. Pablius Staduto Braga, médico do esporte do Hospital 9 de Julho, diz que essa é a frase mais comum das pessoas que já desistiram da prática. A boa notícia é que, na maioria das vezes, o fôlego curto está relacionado à falta de direcionamento do que fazer.

O começo

Exames: É jogar com a sorte tentar correr sem saber como está o condicionamento físico. Marcar um cardiologista precisa ser o primeiro passo, até porque o médico dirá se a corrida é uma forma viável para determinado paciente se exercitar. Pessoas com problemas cardíacos, diabetes, colesterol desregulado, entre outros, têm restrições e podem se arriscar se começarem a correr sem fazer um checkup antes.

“A primeira coisa é uma boa avaliação médica. Para ver a capacidade, a aptidão física, ou algum problema de saúde que possa ter decorrido de um período mais parado, sedentário” – Pablius Staduto Braga, médico do esporte.

Aceitar o diagnóstico: Mesmo que a pessoa já tenha corrido maratonas, o ritmo e as recomendações médicas devem ser respeitadas. No caso de uma pessoa que nunca correu, o médico naturalmente recomendará um início gradativo e iniciante. Também é comum que ex-corredores fiquem por um tempo sem treinar e, depois, decidirem “voltar com tudo”.