Confira programação da Semana do Meio Ambiente em Itabira

As atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente começaram na segunda-feira (31) em Itabira. Palestras on-line, capacitações direcionadas aos professores, oficinas e minicursos para estudantes, plantio de mudas...

349

As atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente começaram na segunda-feira (31) em Itabira. Palestras on-line, capacitações direcionadas aos professores, oficinas e minicursos para estudantes, plantio de mudas e assinatura de convênio são algumas ações previstas na programação. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira.

close up picture of hand watering the sapling of the plant

Nesta terça-feira (1º), haverá a abertura do ciclo de palestras com a participação do prefeito Marco Antônio Lage e do secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott. O primeiro tema a ser abordado será “Mudanças climáticas e poluição urbana”, com a professora da Unifei – Itabira, Ana Carolina Vasques Freitas. Na quarta-feira (2), o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Danilo Alvarenga Freitas, ministra a palestra “Gestão dos resíduos sólidos em tempo de pandemia: desafios e impactos”. Na quinta-feira (3), será a vez do responsável pela pasta de Meio Ambiente, Denes Lott, abordar o tema “Fechamento de mina”. Todas as palestras serão transmitidas pelo YouTube da Prefeitura, sempre às 18h.

Durante a semana, crianças e adolescentes convidados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) participarão das oficinas “A política dos R’s”, ministrada pelo grupo Maré Verde; e “O ser humano e os animais no meio ambiente urbano”, com voluntários da Associação de Moradores Protetores de Animais da Região de Itabira (Ampari). Haverá ainda a palestra “Refletindo sobre consumo”, com a Organização Não-Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras – Unifei; e a oficina de audiovisual ministrada pelo professor de Geografia, YouTuber e ativista sociocultural, Júlio César Batista Mattos.

No sábado (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura lançará nas redes sociais o vídeo gravado com moradores da Serra dos Alves sobre resíduos e compostagem. Neste dia, em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), haverá plantio de mudas na Concha Acústica, às 9h. Outra atividade é a “Trilha dos Sentidos”, com a participação de convidados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), às 9h, no Parque Estadual Mata do Limoeiro.

Na segunda-feira (7), está marcada a assinatura do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e o IEF, às 9h, também na Mata do Limoeiro. A parceria permitirá a reativação da agência de atendimento do IEF em Itabira: o escritório será instalado na SMMA, na Mata do Intelecto. Atualmente, pessoas que precisam resolver demandas ligadas à esfera estadual (como autorização para pesca, por exemplo), precisam se deslocar à agência instalada em João Monlevade.

“O objetivo da Semana do Meio Ambiente é estimular, de forma ampla e diversificada, a participação dos mais variados setores da comunidade local na proteção do patrimônio natural, promovendo ações que destaquem a importância da proteção e preservação do meio ambiente, enquanto membros de uma comunidade global”, explica Denes Lott.

Em tempo

Na tarde de segunda-feira (31/5), houve a capacitação on-line “Introdução ao desenvolvimento curricular: projetos integradores com ênfase ambiental”, com a professora da Unifei – Itabira, Bianca Cabral Caldeira. Na manhã desta terça-feira (1º), a capacitação “Introdução à educação ambiental à luz do direito” foi ministrada pela diretora de planejamento ambiental da SMMA, Flávia Alvim de Carvalho. As atividades foram direcionadas aos docentes das redes pública e particular de ensino no município.