Cego há 40 anos, homem consegue enxergar graças a óculos especiais

A visão de um homem completamente cego há 40 anos foi parcialmente restaurada graças a um experimento que envolveu o uso de proteínas e óculos especiais. O paciente de 58...

21

homem recupera visao 0521 1400x800

A visão de um homem completamente cego há 40 anos foi parcialmente restaurada graças a um experimento que envolveu o uso de proteínas e óculos especiais.

O paciente de 58 anos, que não teve sua identidade revelada, mora na Bretanha, norte da França, e foi tratado em Paris. Ele percebeu que a terapia estava surtindo efeito quando, após décadas, foi capaz de ver listras pintadas de uma faixa de pedestres.

Como é a terapia que recuperou visão de homem cego

 

De acordo com o estudo, publicado na revista científica Nature Medicine em 24 de maio de 2021, a visão do paciente foi restaurada com uma terapia chamada optogenética, que utiliza proteínas sensíveis à luz.

Encontradas em algas, essas proteínas controlam as células da parte posterior do olho, tornando-o fotossensível.

homem cego capacete 0521 1400x800

Meses depois da injeção de proteínas, os pesquisadores deram ao paciente óculos especiais que detectam mudanças na intensidade da iluminação e projetam pulsos de luz correspondentes nos olhos para, assim, ativar as células tratadas.

Antes da terapia, o paciente não conseguia ver nada, já que há 40 anos ele sofria de retinite pigmentosa, doença que leva à morte de células fotossensíveis na superfície da retina.

olhos visao homem 0421 1400x800

Após o tratamento, o homem foi capaz de ver as linhas brancas de faixas de pedestres, detectar objetos do dia a dia e identificar os móveis da sala ou uma porta em um corredor.

Os cientistas também identificaram que o comportamento visual do paciente foi compatível com a atividade cerebral registrada.