Servidores acima de 60 anos já vacinados poderão retornar ao trabalho na Prefeitura de Itabira

O retorno está condicionado à imunização dos trabalhadores, que deverão ter tomado a segunda dose da vacina contra covid-19 há mais de três semanas A Prefeitura de Itabira...

371

O retorno está condicionado à imunização dos trabalhadores, que deverão ter tomado a segunda dose da vacina contra covid-19 há mais de três semanas

A Prefeitura de Itabira publicou, nesta terça-feira (25), a Portaria 106/2021, que abre a possibilidade de retorno ao trabalho para os servidores públicos municipais com 60 anos ou mais que já tenham completado a imunização contra a Covid-19. De acordo com o documento, os casos serão analisados pela chefia imediata, desde que a segunda dose da vacina tenha sido tomada há mais de três semanas.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Klaus Moreira Amann, cerca de 160 servidores dessa faixa etária estão afastados desde março do ano passado, devido a portarias de proteção aos grupos de risco. No entanto, segundo o responsável pela pasta, a retomada depende não só da avaliação da chefia imediata, mas também do tipo de imunizante aplicado no servidor.

“Provavelmente, o servidor que tomou a Coronavac já tenha tomado a segunda dose, só tem que respeitar os 21 dias para voltar. Quem tiver tomado a AstraZeneca, a segunda dose tem um período maior, de três meses, então, possivelmente, este servidor ainda não está apto para voltar”, explica o secretário.

Os servidores públicos municipais com 60 anos ou mais foram afastados do trabalho presencial e colocados em tele-trabalho desde o início da pandemia. A medida foi renovada no início de 2021 para preservar a saúde dos servidores. Os trabalhadores com comorbidades, ainda não vacinados, continuam dispensados do trabalho presencial.