Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá agenda movimentada em Itabira

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Itabira e várias entidades que lutam pela causa O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional...

365

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Itabira e várias entidades que lutam pela causa

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma data relevante para mobilizar a sociedade quanto a necessidade da prevenção e orientação no combate a este tipo de violência. Em Itabira, várias atividades estão programadas para lembrar o dia e sensibilizar a população. A mobilização conta com a participação da Comissão do Enfrentamento à Violênica Sexual e Doméstica de Itabira, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Câmara Municipal, Conselho Tutelar e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Em vários pontos da cidade serão realizadas ações lúdicas e com muitas informações.

A agenda desta terça-feira começa às 9h, com uma carreata. A saída está prevista da Igreja Batista do bairro João XXIII, passando pelas ruas Humberto Campos, Afonso Arinos, São Mateus e Coelho Neto, seguindo pela rua Prefeito Virgilino Quintão, avenida Mauro Ribeiro e finalizando na avenida Cristina Gazire, em frente à Prefeitura de Itabira.

Às 9h30, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), o prefeito Marco Antônio Lage oficializará o lançamento do programa Guarda Subsidiada, voltado para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Às 14h, representantes da Comissão de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente participarão da reunião da Câmara Municipal para a discussão do tema com o poder legislativo de Itabira.

A data também será lembrada com ações que farão alusão ao combate a violência contra crianças e adolescentes, em pontos específicos da cidade. No bairro Pedreira do Instituto, por exemplo, irão acontecer mobilizações com cartazes, faixas, material informativo da campanha, carro de som e chamada para a população colaborar com denúncias aos órgãos competentes em caso de abuso ou violência. As atividades estão programadas para o horário de 14h às 17h.

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), instalado na rua Dona Modestina, 706, a equipe estará envolvida para orientação em relação à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As atividades acontecem durante todo o dia, de 9h às 17h.

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual Contra a Criança e o Adolescente, foi instituído em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade. A garota do Espírito Santo foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. O crime chocou o país. A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000.

Todos os dias crianças e adolescentes sofrem vários tipos de violência. Por este motivo a família, a sociedade e o poder público devem estar atentos a discussão e as ações de prevenção ao abuso e exploração sexual.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é muito comum e infelizmente, aumenta a cada ano. De acordo com um levantamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), que coordena os canais de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos em 2019, mais da metade são de violações de direitos de crianças e adolescentes e as denúncias ainda apresentaram um aumento de 14% em relação e 2018.

O levantamento apresentou também, que a violência sexual acontece em 73% dos casos registrados, na própria casa da vítima e é cometida pelo pai ou padastro em 40% das denúncias.

Caso você identifique algum tipo de abuso contra crianças ou adolescentes, denuncie!

Em Itabira os canais para denúncia são:

– Conselho Tutelar: (031) 3839-2211

– CRAS: (031) 3893-2980

– CREAS: (031) 3839-2537

– Polícia Civil: 190