Você se desculpa demais? Isso pode te diminuir perante outros e minar sua autoestima

Desde a infância somos ensinados que pedir perdão por alguma falha é sinônimo de empatia, cuidado e educação. A orientação, claro, é verdadeira, mas pode ser prejudicial quando...

442

tristeza perdao implorar 0521 1400x800

Desde a infância somos ensinados que pedir perdão por alguma falha é sinônimo de empatia, cuidado e educação. A orientação, claro, é verdadeira, mas pode ser prejudicial quando se torna um simples padrão de hábito, sem real necessidade.

Você já parou para pensar – e contabilizar – quantas vezes por dia você diz “me desculpe” ou “sinto muito”? Pois saiba que pedir perdão constantemente, em excesso, pode até minar sua autoestima.

Pedir desculpa demais afeta sua autoestima

implorar perdao desculpas 0317 1400x800

Quando nos desculpamos desnecessariamente, acabamos nos diminuindo e diminuindo o que tentamos expressar, diz a socióloga Maja Jovanovic.

Em uma palestra TED, a especialista canadense explica que todas as “desculpas” que espalhamos ao longo do dia podem nos ferir.

Pedir perdão com muita frequência, sem necessidade, se torna um hábito que pode minar nossa confiança e nossa autoestima, uma vez que nos tornam “menores” do que realmente somos.

briga casal perdao 1116 1400x800

Pessoas que dizem “sinto muito” o tempo todo podem apresentar baixo respeito próprio e sofrer com o perfeccionismo e com o medo de se desconectar.

Como saber se peço desculpas em excesso

casal implorar homem 1016 1400x800

Pode não ser tão simples saber se você está se desculpando em excesso, mas prestar atenção aos acontecimentos do dia a dia pode ajudar a identificar o hábito. Para começar, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Eu me desculpo por coisas sobre as quais não tenho controle?
  • Eu me desculpo pelas ações de outra pessoa?
  • Eu me desculpo por coisas que não acredito serem erradas?
  • Eu me desculpo toda vez que peço por algo?
  • Eu me desculpo demais no local de trabalho?
  • As pessoas me ignoram quando eu peço desculpa?
  • Eu, afinal, sei por que estou pedindo desculpa?

Como pedir menos desculpa

ajuda amiga depressao 1218 1400x800

É possível eliminar grande parte das “desculpas” de nossas frases no cotidiano e ainda assim ser cuidadoso, educado e atencioso, ensina Maja Jovanovic.

Segundo a socióloga, basta fazer algumas substituições simples. Quando você está em uma reunião, por exemplo, e quer dar sua opinião, em vez de dizer “me desculpe por interromper”, diga algo como “tenho uma ideia”, “gostaria de acrescentar” ou “por que não tentamos isso?”.

irmas amigas carinho 0817 1400x800 0

Em outras ocasiões, um simples “obrigado” pode ser colocado no lugar do “sinto muito”. Por exemplo: quando estiver desabafando com uma amiga, em vez de dizer “me desculpe por reclamar”, diga “obrigado por me ouvir”.

mulher autoestima felicidade alegria 1219 1400x800

De acordo com a especialista, a intenção de trocar as sentenças em vez de simplesmente dizer “me desculpe” é ser educado sem se minimizar diante dos outros.