Secretária acompanha sábado de vacinação contra a Influenza em PSF do João XXII/Machado

A vacinação acontece até às 16h deste sábado primeiro de maio Com uma iniciativa da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do João XXIII/Machado, crianças de...

175

A vacinação acontece até às 16h deste sábado primeiro de maio

Com uma iniciativa da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do João XXIII/Machado, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade puderam vacinar contra a gripe, causada pelo vírus influenza, neste sábado, 1 de maio. A vacinação foi intensificada no feriado para que as crianças pudessem ser imunizadas com tranquilidade e evitar aglomeração. As cadernetas de vacinação foram atualizadas com a aplicação de outras vacinas do calendário da Secretaria de Saúde.

O atendimento foi agendado previamente pela equipe, mas também foi atendido por livre demanda, obedecendo todo o protocolo de saúde e segurança para evitar o contágio do novo coronavírus.

A Secretária Municipal de Saúde, Luciana Sampaio, acompanhou o trabalho da equipe, juntamente com a coordenadora de gestão Vânia Maimone. O trabalho da equipe de profissionais do PSF foi elogiado pela secretária. “Esses profissionais acreditam no trabalho da atenção básica, acreditam no SUS e acreditam na imunização. É uma inciativa muito importante para evitar aglomeração e o fluxo cruzado, já que hoje não tem atendimento no PSF. Além de ser uma oportunidade para as mães que trabalham durante a semana e não tem tempo de levarem os filhos para vacinar” afirmou a secretária.

A infecção da gripe é viral, aguda e afeta o sistema respiratório, sendo altamente transmissível. A imunização com a vacina evita o agravamento da doença e a necessidade de hospitalização. É fundamental a vacinação para o grupo de risco, principalmente neste momento onde os hospitais estão sobrecarregados com tratamentos contra a Covid-19.

A campanha de vacinação contra a gripe acontece em todo o país e foi divida em três etapas, sendo a primeira de 12 de abril a 10 de maio, serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. De 11 de maio a 8 de junho, será a vez dos idosos acima de 60 anos e professores das escolas públicas e privadas. Entre 9 de junho a 9 de julho, serão vacinadas as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens que estão sob medidas socioeducativas.

O atendimento para a imunização contra a gripe está sendo realizado pelos PSFs, com agendamento por telefone, para evitar aglomeração. É necessário apresentar carteira de identidade, cartão do SUS e cartão de vacinação. Os funcionários da saúde também precisam apresentar carteira do conselho profissional e o comprovante que estão atuando em algum estabelecimento de saúde.