Pessoas que gostam de chocolate amargo têm menos chances de desenvolver depressão

A manutenção de bons hábitos de vida, como prática regular de exercícios e alimentação equilibrada, tem grande influência na saúde mental, podendo até mesmo minimizar sintomas de depressão e ansiedade. E os números...

358

chocolate amargo cacau 0321 1400x800

A manutenção de bons hábitos de vida, como prática regular de exercícios e alimentação equilibrada, tem grande influência na saúde mental, podendo até mesmo minimizar sintomas de depressão e ansiedade.

depressao sazonal inverno luz 1119 1400x800

E os números são bem significativos: o consumo do alimento representa um risco 70% menor de sintomas da doença, segundo um estudo da Universidade College London (UCL).

Chocolate amargo diminui chances de depressão

chocolate amargo barra 0118 1400x800

Realizada por pesquisadores da UCL, no Reino Unido, em parceria com os Órgãos de Saúde do Canadá e dos Estados Unidos, a pesquisa avaliou dados de 13.626 adultos e coletou informações referentes aos sintomas depressivos e ao consumo de diferentes tipos de chocolate.

“Este estudo fornece algumas evidências de que o consumo de chocolate, principalmente o amargo, pode estar associado a uma redução na probabilidade do desenvolvimento de sintomas da depressão”, afirmou em comunicado Sarah Jackson, uma das responsáveis pelo trabalho científico.

chocolate amargo em pedacos 0617 1400x800

O benefício do chocolate amargo no combate à depressão estaria ligado a substâncias presentes no doce, como antioxidantes e outros compostos, que estimulariam no cérebro o aumento da serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.

chocolate amargo ainda é boa fonte de flavonoides, conhecidos por combater os radicais livres e reduzir a inflamação no organismo.

De acordo com os pesquisadores, outros tipos de chocolate também são benéficos na redução de sintomas da depressão, mas em taxas reduzidas quando comparadas ao tipo amargo.

chocolate amargo pedaco 10161400x800