Idosos com idades entre 75 e 79 anos recebem 2ª dose da CoronaVac na próxima semana

vacinação será por meio do sistema drive-thru que, desta vez, acontecerá apenas no estacionamento da Funcesi. Na próxima semana, a Prefeitura de Itabira aplicará a 2ª dose da...

356

vacinação será por meio do sistema drive-thru que, desta vez, acontecerá apenas no estacionamento da Funcesi.

Na próxima semana, a Prefeitura de Itabira aplicará a 2ª dose da vacina CoronaVac nos idosos entre 75 e 79 anos que foram vacinados no final de março. A imunização será feita pelo sistema drive-thru: desta vez, será apenas no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), das 9h às 16h30, nos dias úteis, e de 8h às 13h, no sábado, de acordo com o seguinte calendário:

Faixa etária

Vacina

Data da 1ª dose

Data da 2ª dose

79 anos

CoronaVac

24/03/21

Quinta-feira (22/04)

78 anos

CoronaVac

25/03/21

Sexta-feira (23/04)

77 anos

CoronaVac

26/03/21

Sábado (24/04)

76 anos

CoronaVac

27/03/21

Segunda-feira (26/04)

75 anos

CoronaVac

29/03/21

Terça-feira (27/04)

O cronograma segue as diretrizes do Instituto Butantan, produtor da vacina no Brasil, que após estudo divulgado no início deste mês, concluiu que a eficácia do imunizante aumenta quando a 2ª dose é aplicada mais de 21 dias depois da 1ª dose. A análise mostra que a Coronavac, principal vacina aplicada no país contra a Covid-19, apresentou eficácia de 62,3% nos pacientes em que foi aplicada após este período. De acordo com pesquisadores do instituto, o percentual de eficácia da vacina é de 50,7% quando o intervalo entre o tempo de aplicação é menor.

Para receber a dose, o usuário deve ir ao local apenas no dia marcado para sua faixa etária e apresentar o RG, CPF, comprovante de endereço, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e caneta para assinatura do protocolo de recebimento da vacina. Quem não puder comparecer na data prevista, deve entrar em contato com a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) de sua região para agendar a data da aplicação do imunizante.

Vacina para pessoas com idades entre 60 e 64 anos

O governador de Minas, Romeu Zema, anunciou que o estado receberá, nesta sexta-feira (16), mais 701,2 mil doses de vacina contra a Covid-19. Os imunizantes serão aplicados nas pessoas com idades entre 60 e 64 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda a chegada dessas doses na semana que vem para agendar a imunização da faixa etária no município. Tão logo receba as vacinas, a SMS divulgará as datas para a vacinação. A Prefeitura ressalta que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) e a disponibilidade das vacinas pelo governo de Minas para prestar o serviço no município.

Outros públicos

Já a vacinação para idosos com 65 ou mais de idade continua em postos de saúde de Itabira, mediante agendamento. Também nos postos, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito a comunicação com quem já tomou a primeira dose, fora do drive-thru, e está na época de tomar a segunda.