CTI Covid Parceria entre Prefeitura e hospital possibilita credenciamento de mais dez leitos

Hospital Margarida já prestava este serviço, mas não recebia por eles A parceria entre a Prefeitura de João Monlevade e o Hospital Margarida possibilitou o credenciamento de dez...

280

Hospital Margarida já prestava este serviço, mas não recebia por eles

A parceria entre a Prefeitura de João Monlevade e o Hospital Margarida possibilitou o credenciamento de dez leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da entidade, para tratamento de pacientes com Covid-19. A autorização foi dada na terça-feira (13), com a publicação da portaria 683 de 13 de abril do Ministério da Saúde.

Atualmente, o Hospital Margarida trabalha com 25 leitos no CTI de Covid-19, que está sobrecarregado devido ao agravamento da crise sanitária causada pelo coronavírus. Entretanto, só 15 desses leitos estavam credenciados. A unidade de saúde mantinha pelo menos dez leitos sem recursos federal ou estadual.

Após a Prefeitura de João Monlevade pleitear o credenciamento junto à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, o hospital vai passar a receber pelo serviço.

Reunião

A busca pelo credenciamento dos leitos foi acertada em reunião no dia 30 de março, entre o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), e a secretária municipal de Saúde, Mirellié Marcenes Santos, com a diretora administrativa do Hospital Margarida, Jussara Ferreira, e o coordenador de Enfermagem de CTI, Alysson Barcelos.

Com a confirmação do credenciamento, o prefeito reforçou o compromisso de sua administração de apoiar o Hospital Margarida não só financeiramente, mas também politicamente, pleiteando mais investimentos para a entidade.

“Já desenvolvemos uma série de ações em prol do hospital, inclusive com parcerias envolvendo a Câmara Municipal e a ArcelorMittal. O credenciamento desses leitos está coroando este esforço de toda à comunidade em prol do Hospital Margarida”, disse o prefeito Laércio Ribeiro.

Fabrício Lopes também manifestou sua satisfação com os recursos que o hospital passará a receber. “É mais uma prova de que o nosso governo está comprometido com o hospital”, declarou o vice-prefeito.

Com a publicação da portaria, o Ministério da Saúde destinará R$ 480 mil por mês para a manutenção dos dez leitos.