Luciana Sampaio assume a Secretaria Municipal de Saúde de Itabira

Enfermeira assume o lugar de Eliana Horta, que pediu exoneração do cargo A Secretaria Municipal de Saúde de Itabira terá nova titular. A pasta passa a ser comandada...

380

Enfermeira assume o lugar de Eliana Horta, que pediu exoneração do cargo

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabira terá nova titular. A pasta passa a ser comandada pela enfermeira Luciana Carmem Sampaio, que atualmente ocupa a Superintendência de Finanças e Planejamento da própria secretaria.  Ela substituirá a farmacêutica Eliana Horta, que pediu exoneração do cargo.

A itabirana Luciana Sampaio é enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui pós-graduações em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral), Diagnosis related group (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais), Esterilização (Faculdade Pitágoras) e em Educação em Saúde (Fiocruz). Tem vivência de 23 anos na área de Gestão em Saúde Suplementar e Pública, com cargos de coordenação em grandes hospitais, como Biocor, Rede Fhemig, Unimed BH, Life Center, Luxemburgo.

Antes de assumir a superintendência de Finanças e Planejamento na SMS, atuou como consultora na Gestão Estratégica das Políticas de Saúde Pública do Fundo Nacional de Saúde e com Projetos de Fusão e Aquisição de Novos Negócios na área de saúde. Também é professora em cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem, tendo, inclusive, coordenado o Programa de Profissionalização de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Profae), do Ministério da Saúde, e a pós-graduação da área de Saúde do Pitágoras.

“É uma grande responsabilidade, sobretudo pelo momento da pandemia, que exige ações assertivas e extrema dedicação. Fico grata pela confiança, ao mesmo tempo que me comprometo com a comunidade itabirana em não medir esforços para entregar uma Saúde de qualidade que é o que a cidade demanda e merece”, afirma Luciana Sampaio.

O prefeito Marco Antônio Lage agradeceu Eliana Horta pela colaboração neste primeiro período de governo e pela participação da farmacêutica também na equipe de transição, no fim do ano passado. Ele destacou o período complicado em que Eliana assumiu a Saúde, com enfrentamento no período mais crítico da pandemia.

“Sem dúvidas vivemos a crise sanitária mais séria já enfrentada pelo Brasil, e em Itabira não é diferente. A Eliana demonstrou muita coragem e compromisso com o município ao assumir este desafio. Seremos todos muito gratos por sua atuação. Enquanto na equipe de transição ou a frente da secretaria, deixou claro toda a dedicação que sempre foi a marca de sua trajetória na Saúde”, disse o prefeito.

Sobre a escolha de Luciana, Marco Antônio destaca o currículo da nova secretária. “Uma profissional itabirana com longa vivência na área de Gestão em Saúde, com experiência tanto em saúde pública quanto na suplementar. Já estava dentro da Secretaria Municipal de Saúde desde o início da nossa gestão, o que é um facilitador quanto aos processos internos da pasta”, finaliza.

A nomeação de Luciana Sampaio constará no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (14).

Outras mudanças ocorrerão

A mudança anunciada na Saúde é a primeira de outras alterações que serão feitas pelo prefeito Marco Antônio Lage no time de secretários municipais. As modificações atendem a avaliações feitas pelo chefe do Executivo nestes primeiros 100 dias de governo, conforme o próprio prefeito anunciou que faria em seu discurso de posse.

As demais mudanças serão anunciadas pela gestão municipal nos próximos dias.