FCCDA participa da celebração de 300 anos de Minas na primeira edição da Semana Estadual de Incentivo à literatura

A produção literária mineira ao longo de 300 anos de história é o mote da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos. Iniciativa da...

321

A produção literária mineira ao longo de 300 anos de história é o mote da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG), o evento gratuito aborda a efeméride de 300 anos de Minas Gerais, com programação virtual variada, de 19 a 23 de abril, mesclando atividades virtuais e presenciais.

Mais de 30 bibliotecas públicas e comunitárias, vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, vão integrar a programação da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura. Com ações virtuais e algumas presenciais (seguindo os protocolos sanitários), os espaços vão disponibilizar para o público uma série de atividades que valorizam a leitura e evidenciam a importância das bibliotecas como fomentadoras da arte e da cultura, principalmente da literatura.

Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Ozório Couto, a realização do evento é uma oportunidade de celebrar a literatura.  “A literatura nos faz sonhar, abrir os olhos, a mente. Com ela os horizontes se tornam mais belos e próximos, trazendo-nos amplitude e a certeza da fidelidade. A literatura é uma companheira maior, e os livros nos garantem a melhor chance de nos tornarmos seres melhores”, destaca Ozório Couto.

As atividades propostas serão veiculadas em diferentes plataformas digitais das bibliotecas que aderiram à Semana de Incentivo à Literatura. Em Itabira, por exemplo terão dois destaques na programação da semana estadual de literatura.

Pela biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto, será exibido o vídeo de contação de histórias a partir do livro “As aventuras de João Surrinha”, do escritor itabirano João Camillo de Oliveira Torres, com o objetivo de despertar o interesse dos participantes pela literatura e divulgar as obras de autores locais.

Já a Biblioteca Pública Maria Julieta, exibirá um vídeo que mostra a interação entre de poesia e ciência do  poema “O dia surge da água”, de Carlos Drummond de Andrade. O Poema cita o chafariz da Aurora que foi construído por Alfredo Duval, artesão especializado em obras sacras e eternizado por Drummond.

De acordo com Gabriela Santos, do núcleo de acervo e pesquisa da FCCDA, Gabriela Santos, além de celebrar os 300 anos de Minas com programação diversificada, a Semana Estadual de Incentivo à Literatura será uma oportunidade para que o público conheça a diversidade do trabalho das bibliotecas em todo estado, mesmo com a suspensão das atividades em função das medidas de distanciamento social.

“Com o impedimento de eventos no formato presencial, as bibliotecas adequaram-se as novas formas de interação e reformularam o acesso aos eventos culturais. Participar de ações como essas é de extrema importância para que as bibliotecas sigam cumprindo com seu compromisso de continuar mantendo o contato com os seus leitores, conquistando novos públicos, possibilitando o desfrute das ações e o contato com a literatura de forma segura.”, pontua Gabriela.

Todas as atrações da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos são gratuitas. A programação completa pode ser acessada aqui. (https://cutt.ly/DvtBWQi)