Nova remessa de vacinas será direcionada principalmente à segunda dose do público entre 70 e 79 anos

Na terça-feira (6), a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou à Prefeitura de Itabira nova remessa de vacinas contra o coronavírus. Serão aplicadas 4.870 doses da CoronaVac nos...

86

Na terça-feira (6), a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou à Prefeitura de Itabira nova remessa de vacinas contra o coronavírus. Serão aplicadas 4.870 doses da CoronaVac nos idosos entre 70 e 79 anos (2ª dose), 380 da AstraZeneca em trabalhadores de saúde (2ª dose) e 10 da CoronaVac nos profissionais das forças de segurança (1ª dose), totalizando 5.260 doses. As datas de aplicação serão definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e divulgadas em breve à comunidade itabirana.

Por enquanto, os atendimentos nos locais de drive-thru (estacionamentos da Prefeitura e da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira – Funcesi) estão suspensos. Os idosos a partir de 65 anos que não compareceram até quarta-feira (7) para receber a primeira dose da vacina deverão aguardar a próxima remessa de imunizantes que o governo estadual repassar ao Município. Já as pessoas entre 80 e 84 anos que não compareceram ao drive-thru no início desta semana para receber a segunda dose poderão agendar atendimento na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) perto de sua residência.

Em tempo

Conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, foram incluídos no grupo prioritário os profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas envolvidos nas ações de combate à Covid-19. Com isso, serão englobados trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; nos resgates e atendimento pré-hospitalar; diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; e nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria. Em Itabira, as dez doses da CoronaVac recebidas nesta remessa serão destinadas aos bombeiros de resgate: a SMS está aguardando o envio da listagem pelo Corpo de Bombeiros.