Internato em Itabira: Prefeitura e Faculdade Ciências Médicas retomam parceria após 10 anos

Por meio da parceria 34 futuros profissionais estarão na cidade para reforçar equipes de saúde O prefeito Marco Antônio Lage assinou na tarde desta terça-feira (6) o convênio...

336

Por meio da parceria 34 futuros profissionais estarão na cidade para reforçar equipes de saúde

O prefeito Marco Antônio Lage assinou na tarde desta terça-feira (6) o convênio com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), para realização do internato Saúde Coletiva. A implantação do programa de estágio curricular significa a retomada de uma parceria encerrada há dez anos. O projeto envolverá, inicialmente, 34 alunos do curso de Medicina da instituição, que reforçarão as equipes de saúde do Pronto-Socorro, no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Samu. O convênio formalizado entra em vigor a partir de hoje e tem duração até o dia 30 de junho deste ano.

Os estudantes chegam para auxiliar, inicialmente, no combate à crise da Covid-19. A intenção da Prefeitura, no entanto, é que posteriormente a parceria seja estendida para ampliar os atendimentos e fortalecer a saúde em Itabira. “A saúde é um dos braços para a diversificação econômica. Queremos manter com a Feluma uma parceria longa e duradoura. Esses internos chegam para reforçar o nosso enfrentamento, como um auxílio à linha de frente, mas, no período de quatro anos de governo contaremos com essa parceria para ajudar a transformar a cidade em um polo de saúde na macrorregião, que hoje atende cerca de 450 mil pessoas”, afirmou em seu pronunciamento o prefeito Marco Antônio Lage.

A assinatura do documento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), no Parque Municipal Mata do Intelecto. Além de Marco Antônio Lage, também participaram do ato o diretor da Faluma e da FCMMG, professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho; o vice-diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Rafael Duarte; a coordenadora do curso de Medicina, professora Cláudia Laranjeira, a secretária municipal de Saúde, Eliana Horta, e o deputado estadual Bernardo Mucida.

A segunda turma com 11 estudantes do último ano do curso de Medicina foi recebida durante o ato de assinatura do convênio. Outros 12 estagiários chegam a Itabira nesta quarta-feira (7) para completar o quadro de funcionários de saúde, que irão intensificar as equipes no combate a pandemia da Covid-19.

O representante da Faluma, professor José Celso Coelho lembrou que a Faculdade de Ciências Médicas tem uma história em Itabira. Por vários anos a instituição manteve parceria com o município e agora está retornando em um momento que a contribuição dos estagiários será fundamental. “A renovação dessa parceria é importante na formação dos alunos. Estamos vivendo uma situação inédita com essa pandemia e esses alunos já estão trabalhando com isso há quase dois anos. Conhecer a realidade de um município como Itabira é importante para a formação deles. Espero que a missão seja cumprida da melhor forma e que possamos passar por esta fase crítica” constatou o professor.

Ainda durante o ato de assinatura nesta terça-feira, o prefeito Marco Antônio Lage agradeceu ao deputado Bernardo Mucida pela destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para Itabira. O recurso será usado para investimento em saúde, principalmente para o combate ao novo coronavírus.