Operação especial: Semana Santa terá barreiras sanitárias nos distritos

Equipes da Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Transita terão atenção especial com o acesso aos distritos durante o feriado. A Prefeitura de Itabira vai intensificar as ações...

329

Equipes da Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Transita terão atenção especial com o acesso aos distritos durante o feriado.

A Prefeitura de Itabira vai intensificar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) durante o feriado da Semana Santa. As secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Saúde (SMS) e Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) farão uma operação especial de fiscalização nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, devido às atrações turísticas. O objetivo é evitar as aglomerações e diminuir a circulação de pessoas nas ruas.

As equipes de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Transita montarão duas barreiras sanitárias fixas e restritivas e uma barreira itinerante. Segundo a superintendente de Serviços Urbanos, Elaine Mendes, o acesso aos distritos será permitido apenas aos moradores locais, uma vez que Itabira está inserida na Onda Roxa – fase mais restritiva – do programa Minas Consciente.

Nos próximos quatro dias, haverá uma barreira restritiva fixa na entrada de Ipoema, outra na entrada da comunidade da Serra dos Alves e uma barreira itinerante para atender Senhora do Carmo e Ipoema, incluindo as comunidades rurais e cachoeiras. As barreiras fixas fiscalizarão todos os veículos e pessoas que tentarem entrar nas localidades, impedindo a presença de turistas em geral. Itabira também contará com uma equipe de Fiscalização de Posturas, em parceria com a Polícia Militar, para garantir o que está disposto nos decretos municipais 0523/21 e 0599/21 durante todo o feriado.

“A operação de Semana Santa será de suma importância para a continuidade do combate ao vírus nessa pandemia. Os turistas são bem-vindos em nossa cidade, porém o momento requer responsabilidade, consciência e empatia. Portanto, não poderão adentrar em nossos distritos. Além disso, mesmo para os moradores locais, as cachoeiras estarão proibidas e a aglomeração e circulação de pessoas serão controladas”, garantiu Elaine Mendes.