Prefeitura decide manter ponto facultativo no Carnaval

Município irá intensificar fiscalização para evitar aglomerações na cidade e nos atrativos naturais A Prefeitura de Itabira definiu que será mantido o ponto facultativo de Carnaval nos dias...

287

Município irá intensificar fiscalização para evitar aglomerações na cidade e nos atrativos naturais

A Prefeitura de Itabira definiu que será mantido o ponto facultativo de Carnaval nos dias 15, 16 e 17 (segunda a quarta-feira) para o funcionalismo municipal. A equipe de governo avaliou que o fato de todos os demais setores da cidade terem decidido não trabalhar na data inviabilizou a proposta de manter o funcionamento normal nas repartições públicas.

A suspensão do ponto facultativo no Carnaval havia sido pensada com o intuito de reduzir o número de pessoas que viajaria na data, para coibir a proliferação da Covid-19 e evitar a alta no número de infecções que foi verificada após as festas de fim de ano, por exemplo. Porém, setores importantes de empregabilidade, como o comércio, redes bancárias e a mineradora Vale mantiveram a folga para funcionários.

“A gente esteve em contato com esses setores e até mesmo com outros municípios nos últimos dias e chegamos a essa decisão de que seria inviável manter o trabalho apenas na Prefeitura. Então, o ponto permanece facultativo, como já estava previsto em decreto publicado no ano passado. O que não significa que seja uma abertura para que nos esqueçamos das regras de prevenção e das determinações do decreto em vigor. Pelo contrário, vamos intensificar a fiscalização nesse período”, comenta o prefeito Marco Antônio Lage.

Fiscalização

O município irá ampliar a fiscalização nos atrativos naturais, sobretudo nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Serão colocadas barreiras sanitárias nas entradas dessas localidades, com aferição de temperatura e repasse de informações a respeito das regras sanitárias. Além disso, estará terminantemente proibido o acampamento em áreas de camping de cachoeiras e outros atrativos, sob pena de multa. Pousadas e hotéis terão de obedecer ao limite de 75% da ocupação e as demais regras específicas para a categoria.

Equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano irão circular nos distritos e na cidade para coibir aglomerações e garantir o cumprimento do que é preconizado pelo Decreto Municipal 0301/2021.

Entre amanhã e quinta-feira (11), a Prefeitura divulgará como será o funcionamento daqueles serviços públicos considerados essenciais, como coleta de lixo e unidades de saúde.