Ciência comprova que dietas restritivas engordam; e causam prejuízos à saúde

Dieta: só de ler, já dá arrepios, né? Imagine, então, se o assunto for dietas restritivas. Daquelas que nada é permitido. Ninguém merece. Mas a boa notícia é que...

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Dieta: só de ler, já dá arrepios, né? Imagine, então, se o assunto for dietas restritivas. Daquelas que nada é permitido. Ninguém merece. Mas a boa notícia é que essa história de ficar sem comer quase nada para emagrecer é, na verdade, um grande equívoco. Qualquer dieta pobre ou restritiva pode acarretar em deficiência de alguns minerais e nutrientes, como vitaminas e carboidratos e proteínas. Além disso, se há uma baixa ingestão calórica, a tendência é que seu corpo pare de consumir calorias para manter seu estoque energético e o funcionamento do metabolismo. Ou seja, um cardápio restritivo faz com que você desista do regime mais rápido e ainda recupere aqueles quilinhos perdidos. Dieta restritiva nunca mais!

Dieta restritiva engorda

nutricionista Sophie Deram, autora do livro “O peso das dietas” comprova que os regimes alimentares restritivos promovem, em longo prazo, ganho de peso e prejudicam a saúde de quem se submete a tais procedimentos radicais. “Regimes podem até funcionar no começo, mas cerca de 90% ou 95% das pessoas voltam ao peso inicial, ou até o ultrapassam. O seu cérebro não percebe a perda de peso como um sucesso de beleza; percebe como um grande perigo, e por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger você”, explica.

Prejuízos à saúde

1. Risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetesDietas sem carboidratos, por exemplo, costumam ser adotadas por quem deseja perder quilos com rapidez. Na sua ausência, o corpo utiliza as proteínas como fontes de energia e um pequeno percentual de gordura, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, promove vários efeitos colaterais como mau hálito, tontura, cansaço, fraqueza, prejuízo da memória e, quando muito prolongada, perda de massa magra.

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2. Raciocínio lento, fraqueza e mau humorPara produzir a energia necessária para o dia a dia, o organismo utiliza a reserva de glicose já armazenada no fígado e nos músculos, antes de recorrer à gordura do corpo. Assim, já que o fígado passa a trabalhar mais por sentir falta de glicose, a pessoa pode se sentir fraca, com raciocínio lento e mau humorada por não ter a energia adequada.

3. Constipação, picos de insulina e colesterol no sangueMuitos alimentos fibrosos e vegetais ajudam no funcionamento do intestino e reduzem a absorção do colesterol e glicose no organismo. Se você não ingere uma quantidade mínima de fibra necessária ou de precursores de vitaminas, e tende a insistir em uma dieta ruim pode causar problemas de pele, capilares, estomacais e até intestinais.

Reeducação alimentar: escolha certa!

Segundo um estudo realizado em Boston, em um ano, mais de 80% das pessoas que seguem uma dieta muito restritiva ou repetitiva desistem no meio do caminho. O ideal é apostar mesmo na reeducação alimentar. Você demora um tempo maior para emagrecer, mas o resultado é mais seguro e duradouro.