Pele hidratada – Importância e dicas de como manter a pele saudável

Ter uma pele hidratada nem sempre é uma tarefa simples, mas é muito importante, tanto para a aparência quanto para a saúde da derme. Essa matéria Pele hidratada...

626

Ter uma pele hidratada nem sempre é uma tarefa simples, mas é muito importante, tanto para a aparência quanto para a saúde da derme. Essa matéria Pele hidratada – Importância e dicas de como manter a pele saudável foi criada pelo site Área de Mulher.

 

Hidratar a pele já faz parte do ritual de cuidados da maioria das pessoas. Na verdade, já se tornou um hábito cotidiano de muita gente. No entanto, nem todo mundo sabe a real importância de manter a pele hidratada.

Ter uma pele hidratada é sinônimo de beleza e maciez. Contudo, os benefícios da hidratação vão muito além da aparência. Ela é essencial para uma pele saudável, bonita e livre de inflamações que podem evoluir para problemas mais graves.

No entanto, manter a pele hidratada nem sempre é uma tarefa simples. Não basta fazer o uso de cremes hidratantes. É necessário incluir na sua rotina, alguns cuidados que fazem toda a diferença, tanto na aparência quanto na saúde da pele.

Portanto, hoje iremos entender melhor como funciona a hidratação, a sua importância, e como manter a pele hidratada por mais tempo.

Importância da pele hidratada

Rascunho automático

A hidratação da pele é parte essencial da rotina de cuidados, assim como a proteção solar. Desse modo, manter a pele hidratada é a principal forma de conservar a proteção natural da derme, e evitar que a pele fique ressecada, e sofra descamação ou irritações.

Isso porque a hidratação é a responsável por repor e também reter as moléculas de água nas camadas superficiais da pele, a derme e epiderme. Seja pela pela ingestão de líquidos e pelo uso de produtos com ação hidratante.

Desse modo, através da hidratação, o organismo consegue equilibrar a composição de água no corpo. Portanto, quando a pele está devidamente hidratada, ela fica com um aspecto mais jovem, macia, firme, saudável, e principalmente protegida contra as agressões externas a quais somos expostos diariamente.

Diferentemente de quando a pele está desidratada. Quando há falta de água no organismo e na pele, ela fica ressecada, áspera e sem vida, consequentemente mais propensa à descamação e sensibilidade.

Nesse estado, pode-se desenvolver feridas, rachaduras e até doenças, em decorrência da falta de proteção na camada externa da pele. Além disso, a pele desidratada pode aumentar a proliferação de microrganismos causadores de doenças.

Entre os principais problemas causados pela falta de hidratação da pele podemos citar a rosácea, a dermatite atópica, e a psoríase. Além do repuxamento da pele e o aumento da oleosidade da pele.

Hidratação para todo tipo de pele

Pele hidratada - Importância e dicas de como manter a pele saudável

Pele hidratada – Importância e dicas de como manter a pele saudável

Area de Mulher

Como sabemos, existem diversos tipos de pele, a seca, a mista, a oleosa e a sensível. Uma dúvida frequente é quanto a hidratação para cada uma delas. Independentemente do tipo e característica, toda pele precisa de hidratação.

A pele oleosa, por exemplo, demanda uma hidratação específica. Porque ao contrário do que muita gente pensa, a pele oleosa apesar do excesso de oleosidade, também fica desidratada e ressecada. Inclusive, quanto mais desidratada a pele estiver, mais oleosa era será.

Sendo assim, é preciso levar em consideração o tipo de pele antes de escolher o hidratante. Embora toda pele precise de hidratação, cada uma tem suas próprias características e necessidades. Então é muito importante escolher um produto que se adeque a elas. No caso da pele oleosa, o ideal é escolher hidrantes sem óleos. Já a pele seca demanda produtos mais densos e concentrados, como loções cremosas e cremes.

Além disso, alguns ingredientes específicos são ótimos para aumentar a hidratação da pele, sendo eles:

Vitaminas E e B5; Ureia; Ceramidas; Água termal; Ácido hialurônico; Manteiga de karité; Glicerina; Óleos vegetais

Pele hidratada: do corpo e do rosto

Pele hidratada - Importância e dicas de como manter a pele saudável

Pele hidratada – Importância e dicas de como manter a pele saudável

Area de Mulher

Então, como vimos até aqui, a hidratação é importante para todas as peles, independentemente do tipo. Além disso, outra dúvida que muita gente tem ainda, é sobre o uso de hidratante corporal no rosto.

Esse não é o ideal, uma vez que cada área tem necessidades e características diferentes. A pele do rosto, por exemplo, tem uma textura diferente da do resto do corpo, sendo muito mais fina e sensível. Então, para o rosto, é indicado usar produtos que se adaptem a essa característica.

O mesmo acontece com áreas naturalmente mais ressecadas, como joelhos, cotovelos e mãos. Como essas áreas geralmente ficam mais expostas a atritos, vento, umidade e temperaturas, elas acabam sofrendo mais e por isso demandam cuidados especiais. Então, é importante investir em uma hidratação mais profunda nessas áreas.

Sendo assim, deve-se usar hidrante corporal somente no corpo, e um outro específico para o rosto. O uso incorreto desses produtos, pode resultar em efeitos indesejados, como alergias e piorar o estado da pele.

Dicas para manter a pele hidratada

Pele hidratada - Importância e dicas de como manter a pele saudável

Pele hidratada – Importância e dicas de como manter a pele saudável

 

E para terminar, algumas dicas muito importantes para manter a pele hidratada e saudável.

Beber água

Antes de recorrer a cremes e procedimentos estéticos, precisamos estar ciente que a hidratação primeiro vem de dentro para fora. Sendo assim, é muito importante manter todo o organismo hidratado, não só a pele. Até porque as duas coisas andam juntas.

Portanto, a melhor forma de fazer isso é bebendo água e outros líquidos. O ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia.

Higienização da pele

A parte da higienização da pele também é muito importante para a sua hidratação. Isso porque é a partir da remoção de impurezas que a pele consegue respirar e receber os produtos hidrantes. Portanto, uma limpeza de pele profunda é muito importante.

No rosto, faça o uso de sabonetes faciais para o seu tipo de pele. Após a lavagem, aplique um tônico facial e uma água termal para acalmar a pele e deixá-la pronta para receber os produtos. Já no corpo, o ideal é utilizar sabonetes com fórmulas leves, para fazer uma limpeza suave e que não agrida nem resseque a pele.

Use hidratante diariamente

O uso de hidratante diariamente é fundamental para a hidratação da pele. Contudo, é muito importante fazer o uso de produtos que se adequem ao seu tipo de pele.

Uma boa dica é aplicar o creme hidratante logo após o banho. Isso porque é nessa hora que a pele está mais permeável e propícia a absorver os produtos.

Óleos naturais

Embora os óleos naturais não sejam completamente absorvidos pela pele, como o hidratante, eles formam uma espécie de película protetora da pele. Desse modo, os óleos ajudam a proteger a pele por até 24 horas, evitando a sua desidratação.

Contudo, não devem ser aplicados no rosto. Mas no corpo, é uma ótima opção para manter a hidratação natural da pele, especialmente nas áreas mais ressecadas, como joelhos e cotovelos.

Protetor solar

Os efeitos dos raios solares também são muito prejudiciais à saúde e aparência da pele. Portanto, para se ter uma pele saudável e hidratada, é indispensável o uso diário de protetor solar com ampla proteção. E isso vale para o rosto e também para o corpo, principalmente nas áreas mais expostas, como o colo e os braços.

Banhos frios ou mornos

Tomar banhos muito quentes e longos são um dos fatores que levam a desidratação e ressecamento da pele. Sendo assim, para evitar isso, e ajudar na hidratação da pele, o ideal é tomar banhos frios ou mornos, e mais curtos também.

Intensificar a hidratação de acordo com o clima

Outro fator que influencia na hidratação da pele é o clima. Em épocas mais secas, por exemplo, é natural que a pele fique mais ressecada. O mesmo em épocas mais quentes, que há maior exposição solar e contato prolongado com a água, seja de piscina, mar ou mesmo do chuveiro. Sendo assim a hidratação da pele deve ser intensificada.

Produtos adequados ao tipo de pele

Além de todas essas dicas, é muito importante conhecer o seu tipo de pele, as suas características e necessidades. Só assim é possível escolher o tipo certo de produto, o que irá lhe proporcionar os melhores benefícios e uma pele hidratada e saudável.