Há um estudo que sugere que divórcio é contagioso entre amigos: entenda a hipótese

Se você notou que o número de divórcios entre casais de amigos, colegas de trabalho e familiares tem aumentado, vale a pena ligar o sinal de alerta: existe...

368

divorcio separacao alianca traicao 0620 1400x800

Se você notou que o número de divórcios entre casais de amigos, colegas de trabalho e familiares tem aumentado, vale a pena ligar o sinal de alerta: existe a possibilidade de o seu relacionamento ser influenciado pela onda.

Não se trata de uma ameaça ou maldição, mas sim de uma constatação científica feita por pesquisadores das universidades de Brown, California e Harvard, que descobriram que o divórcio pode ser contagioso e se espalhar como um vírus pelas redes de amigos.

Divórcios são contagiosos?

namoro separacao divorcio 0916 1400x800

O trabalho científico foi divulgado em 2009 pelo Social Science Research Network, e a hipótese deixou muita gente espantada na época. Mas até hoje os números surpreendem, justamente pela facilidade de observar essa tendência na vida real.

Um estudo contínuo sobre a vida de mais de 12 mil pessoas que viviam na cidade de Framingham, na Nova Inglaterra, desde 1948, mostrou que existe uma espécie de efeito dominó nas separações de casais.

separacao divorcio casamento 1216 1400x800

Se um amigo próximo se separar, sua própria chance de divórcio aumentará em 75%, apontou o levantamento. Até os amigos dos amigos sofrem com o “contágio”, já que o risco destes relacionamentos chegarem ao fim aumenta um terço.

alicanca separacao divorcio 0117 1400x800 0

Os pesquisadores descrevem o efeito como “agrupamento de divórcios” e acreditam que as separações entre grupos de amizade forçam os casais a começarem a questionar seus próprios relacionamentos.

divorcio filhos separacao 0518 1400x800

Além disso, o divórcio de um amigo ou parente pode também reduzir o estigma social de uma separação, mesmo quando crianças estão envolvidas no processo. Enquanto muitos casais se apegam à ideia de que os filhos diminuem a chance de divórcio, os cientistas descobriram que o fato não fazia diferença.