Café em excesso pode imitar ou aumentar sintomas de ansiedade, diz pesquisadora

Aceleração do ritmo cardíaco, tremores e tensão muscular, falta de ar, inquietação, enfim, os sintomas típicos de uma crise de ansiedade podem estar relacionados à quantidade de café que você...

1183

cafe preto xicara 0918 1400x800

Aceleração do ritmo cardíaco, tremores e tensão muscular, falta de ar, inquietação, enfim, os sintomas típicos de uma crise de ansiedade podem estar relacionados à quantidade de café que você consome no dia a dia.

mulher xicara cafe 1218 1400x800

De acordo com Julie Radico, pesquisadora e psicóloga clínica do Hospital Penn State Health, o café, apesar de ajudar na concentração e proporcionar aumento de energia, também pode imitar ou exacerbar sintomas de ansiedade em algumas pessoas.

Café pode piorar sintomas de ansiedade

xicara de cafe 1218 1400x800

A cafeína não é inimiga da saúde, afirma a psicóloga, mas é importante que as pessoas conheçam os limites saudáveis de consumo da substância para evitar piora em quadros de ansiedade, principalmente entre pessoas que já sofrem cronicamente do transtorno.

xicara de cafe 1118 1400x800 0

Além de ser um problema potencial para pessoas com ansiedade, a cafeína pode interagir negativamente com medicamentos para distúrbios convulsivos, doença hepática, doença renal crônica, certas doenças cardíacas ou doenças da tireoide.

Consumir mais de 400 mg de cafeína de uma só vez pode levar a uma sensação de excesso de estímulo e ansiedade, além de provocar sintomas como batimentos cardíacos, náusea ou dor abdominal, diz a pesquisadora.

cafe beneficios cerebro 1118 1400x800

Para identificar a quantidade de cafeína que você consome por dia, vale conhecer os seguintes valores: uma xícara média de café caseiro tem cerca de 100 mg de cafeína. Uma lata de Coca-Cola tem 35 mg da substância, enquanto a concentração de cafeína em bebidas energéticas pode chegar a 400 mg.

Fonte: Vix.com