Quem se perdoa vive melhor

Livro “Manual de Mindfulness e Compaixão” promete ensinar a arte de a pessoa virar sua própria melhor amiga O mindfulness é tema central de um livro que busca...

813

Livro “Manual de Mindfulness e Compaixão” promete ensinar a arte de a pessoa virar sua própria melhor amiga

livro manual de mindfulness e compaixão

O mindfulness é tema central de um livro que busca dar paz de espírito para seus leitores. (Ilustração: Daniel Araújo/SAÚDE é Vital)

Todos nós, em algum momento da vida, precisamos reprimir sentimentos e até abrir mão do nosso próprio bem-estar como uma forma de nos proteger de ameaças reais ou imaginárias. O grande problema é que esse processo de autossabotagem não raro se perpetua e abala não apenas o equilíbrio mental – o corpo todo pode sofrer.

Para ajudar a pôr um ponto final nesse processo, a professora de cultura humana Kristin Neff, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e o psicólogo Christopher Germer, do Instituto de Meditação e Psicoterapia, também em terra americana, se uniram para elaborar o Manual de Mindfulness e Autocompaixão(Artmed Editora).

Por meio de técnicas de atenção plena – o popular mindfulness -, que trazem o foco para o aqui e o agora, os autores instruem como se perdoar por erros cometidos no passado e exaltar as próprias qualidades. Com exercícios de meditação e espaços para escrever e desabafar, a obra é uma boa pedida para a gente se sentir liberto e leve. Um bálsamo para a saúde.

4 pontos centrais do livro

Gentileza: reflita sobre as diferenças entre como você trata seus amigos próximos quando eles estão em dificuldades e como trata a si mesmo.

Agonia: pense em uma situação atual na sua vida em que você está resistindo à realidade e tornando essa coisa ainda mais dolorosa.

Paz interna: como você reduz o ritmo e cuida do bem- -estar, especialmente nos momentos em que está submetido ao estresse?

Princípios: quais são seus valores mais essenciais? Você está vivendo de acordo com eles e no que realmente acredita?